Topo

Esse conteúdo é antigo

Aeronave com 579 kg de cocaína é interceptada em Rondônia

Ação da PF em conjunto com a FAB tem como objetivo o enfrentamento do tráfico de drogas transnacional e proteção das fronteiras nacionais - Divulgação / Receita Federal
Ação da PF em conjunto com a FAB tem como objetivo o enfrentamento do tráfico de drogas transnacional e proteção das fronteiras nacionais Imagem: Divulgação / Receita Federal

Colaboração para o UOL

08/04/2021 22h10

Uma aeronave que carregava 579 kg de cocaína foi interceptada hoje na região de Porto Velho, Rondônia. A operação foi feita pela PF (Polícia Federal) em conjunto com a FAB (Força Aérea Brasileira).

Investigações da PF indicam a realização do transporte clandestino da droga, o que viabilizou a atuação da FAB para interceptação da aeronave, por meio da utilização de caças com base na "Lei do Abate".

O piloto tentou fugir pousando em uma área de pasto, sem sucesso. As forças de segurança conseguiram realizar a abordagem em solo, com a apreensão da aeronave e da droga, além da prisão de um indivíduo.

Estratégia contra o tráfico transnacional

A ação faz parte de estratégia institucional de integração entre a PF e a FAB, além das polícias estaduais, que tem como objetivo o enfrentamento do tráfico de drogas transnacional e proteção das fronteiras nacionais.

Em 2020, foram apreendidas 12 aeronaves que transportavam drogas, o que representa número 70% maior que no ano anterior. Em 2021, a PF já apreendeu três aeronaves nas mesmas circunstâncias.

A ocorrência foi encaminhada à Superintendência Regional da Polícia Federal em Rondônia para os procedimentos legais — contagem e pesagem da droga.