Topo

Esse conteúdo é antigo

PM apreende máquina de refinaria e 350 kg de pasta base de cocaína em SP

27.mar.2021 - Máquina de refinaria de cocaína apreendida pela PM em casa da favela de Paraisópolis, zona sul de SP - Divulgação/PM
27.mar.2021 - Máquina de refinaria de cocaína apreendida pela PM em casa da favela de Paraisópolis, zona sul de SP Imagem: Divulgação/PM

Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

27/03/2021 09h57

Policiais militares de São Paulo apreenderam, na madrugada de hoje, na favela de Paraisópolis, na zona sul da capital paulista, uma máquina industrial de refinaria e 350 quilos de pasta base de cocaína.

De acordo com investigações da Polícia Civil paulista e com denúncias oferecidas pelo MP (Ministério Público), quem gere o tráfico de drogas na favela de Paraisópolis é o PCC (Primeiro Comando da Capital).

Chamou a atenção de autoridades policiais a apreensão da máquina industrial dentro da favela porque, normalmente, a droga chega até a favela já pronta para traficantes locais venderem.

A maior parte da pasta base adquirida pelo PCC vem de países como Colômbia, Peru, Bolívia e Paraguai, atravessam o estado paulista até chegarem nos principais portos do país. De lá, a droga é levada ilegalmente em navios de carga para outros continentes, sobretudo o europeu, o africano e o asiático.

De acordo com a PM, policiais que faziam um bloqueio na rua Herbert Spencer, em Paraisópolis, "notaram alguns indivíduos em atitude suspeita próximo a uma viela".

Os policiais foram atrás dos suspeitos. Na viela, os PMs afirmaram ter encontrado uma casa com a porta aberta. Dentro, estava a máquina industrial e diversos invólucros com cocaína.

Em outra casa, próximo dali, foram localizados 350 quilos de pasta base de cocaína e objetos utilizados para o refino da droga. Ninguém foi detido. A ocorrência foi registrada no 89º DP (Distrito Policial), no Portal do Morumbi.