Paes brinca com Cristo maior que do Rio: 'Quero ver é ter essa vista'
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), usou o Twitter para ironizar o projeto ambicioso que construirá o maior Cristo Redentor do Brasil —somando corpo e base— em Encantado (RS), superando o monumento do Corcovado.
"Construir estátua maior é moleza! Quero ver é ter essa vista...", compartilhou Paes junto a uma foto do Cristo carioca.
A ironia foi levada em tom de brincadeira pelo prefeito de Encantado, Jonas Calvi (PTB), que rebateu: "Sem discussão. O Rio de Janeiro continua lindo e o mundo inteiro já conhece. Agora venham todos conhecer o Cristo Protetor de Encantado e as belezas do Vale do Taquari, conhecer nossa cultura e saborear nossa culinária maravilhosa", escreveu o político.
Paes ainda agradeceu a resposta amigável de Calvi e aproveitou para marcar uma visita à nova estátua, que deve começar a receber turistas em dezembro de 2021. "Vai ser um prazer conhecer Encantado e o Cristo Redentor daí. Pode me chamar para a inauguração. Faço questão de conhecer os encantos de Encantado. Viva nosso Brasil. Em tempo: Obrigado por ter entendido a brincadeira", escreveu.
A estátua gaúcha, chamada de Cristo Protetor, é feita de concreto e ferro, orçada em R$ 2 milhões. O dinheiro foi arrecadado por meio de doações de empresários e da comunidade. Não existe verba pública na construção.
Depois de inaugurada, a estátua de Encantado terá 37 metros - sem levar em conta a base - o que a tornará o maior monumento de Cristo no Brasil, superando o da cidade de Elói Mendes, em Minas Gerais, que possui 31,5 metros, e o famoso Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, de 30 metros.
Se considerar o pedestal, Encantado contará com o segundo maior monumento, ficando atrás de Sertãozinho, em São Paulo, que ergueu uma estátua de 18 metros, mas com uma base de 38 metros. Elói Mendes (39,5 metros) e Rio de Janeiro (38 metros) aparecem logo atrás.
No mundo, o monumento gaúcho será o terceiro maior, ficando atrás do Cristo de La Paz (72 metros), em construção no México; e do Cristo Rei (52 metros), na Polônia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.