Topo

Esse conteúdo é antigo

Sorte? Ultrassom de bebê de pai que enfrenta câncer mostra 'V de vitória'

Pai acredita que filho fez sinal divino a ele durante exame - Arquivo pessoal
Pai acredita que filho fez sinal divino a ele durante exame Imagem: Arquivo pessoal

Jean Sfakianakis

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/04/2021 10h49

O futuro pai Felipe Moreira dos Santos, de 32 anos, foi surpreendido durante o ultrassom da esposa no Guarujá, a cerca de 98 km de São Paulo, com o que parece ser um gesto de "V" nos dedos do filho do casal, que tem previsão de nascer no mês que vem. Felipe, que passará em junho por sua segunda cirurgia após diagnóstico de um câncer, interpretou o gesto do bebê como um "sinal de vitória".

O futuro pai só pôde comparecer ao exame pré-natal da esposa Camila Ferreira, de 24 anos, depois de mais de seis meses de gestação. Ele trata de um câncer que tirou o seu rim esquerdo e que depois se espalhou pelo baço. A baixa imunidade causada pelo tratamento da quimioterapia o impediu de acompanhar a gravidez de perto, por sua segurança.

"Minha imunidade estava muito baixa por conta da quimioterapia, mas minha esposa insistiu para que eu fosse ao ultrassom. Quando chegamos, comecei a gravar com o celular, eu queria registrar as batidas do coração. De repente a médica avisou 'olha, ele está fazendo um sinal de V'. Na hora não tive reação", conta Felipe, ao UOL.

Felipe Moreira dos Santos, de 32 anos, e Camila Ferreira, de 24 anos - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Felipe Moreira dos Santos, de 32 anos, e Camila Ferreira, de 24 anos
Imagem: Arquivo pessoal

A imagem foi um encorajador para Felipe continuar firme no tratamento. "Tiramos o tumor de 18 centímetros, mas depois ele se espalhou pelo braço. Os médicos praticamente disseram que não tinha jeito, mas depois de quatro sessões de quimioterapia fizemos alguns exames, e até eles se surpreenderam com o resultado positivo", relata.

Como um símbolo de fé, a criança será batizada como Davi. O bebê foi 'pedido a Deus' pelo casal momentos antes da primeira cirurgia do rim acontecer no ano passado.

"Antes de entrar na cirurgia pedi a Deus para não me deixar ir embora porque eu queria ser pai de um menino", acrescenta Felipe, que soube da gravidez da esposa 20 dias depois do procedimento cirúrgico.

Felipe Moreira dos Santos tem cirurgia de remoção do baço marcada para junho - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Felipe Moreira dos Santos tem cirurgia de remoção do baço marcada para junho
Imagem: Arquivo pessoal

Apesar dos contratempos, o pai diz que em momento algum teve medo de morrer, e que agora quer curtir os últimos dias de gestação da esposa.

"Ainda não caiu a ficha. Não acredito que vou ser pai porque tudo está acontecendo muito rápido, mas quando eu segurar ele nos meus braços sei que vai ser emocionante", encerra.