Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem é flagrado balançando bandeira nazista em prédio de SC; polícia apura

Homem é flagrado balançando bandeira nazista em Florianópolis - Reprodução
Homem é flagrado balançando bandeira nazista em Florianópolis Imagem: Reprodução

Abinoan Santiago

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

16/05/2021 13h33

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem balançando uma bandeira nazista na sacada de um apartamento, no Centro de Florianópolis.

O flagrante teria ocorrido na sexta-feira (14) e gerou investigação na Polícia Civil, que busca identificar a pessoa que aparece nas imagens. O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) também acompanha o caso.

A Polícia Civil informou que a apuração ocorre em sigilo. Já o MPSC afirmou que a prática pode resultar em "pena de reclusão de um a três anos e multa para quem fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo".

O vídeo é apurado pelo Necrim(Núcleo de Enfrentamento aos Crimes de Racismo e Intolerância), criado em 2020 para identificar e combater células que cultuam o nazismo em Santa Catarina.

"A propagação do ideário nazista e o racismo são crimes que precisam ser combatidos com firmeza", diz o MP, em nota.

Cidade não tolera o nazismo, diz prefeito

Nas redes sociais, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), afirmou que o suposto autor do ato nazista pode sofrer problemas psiquiátricos.

Ele também solicitou que a Secretaria Municipal de Segurança Pública acompanhe o caso para saber se, de fato, o homem sofre com algum transtorno.

"Nazistas não são bem-vindos", declarou o prefeito. "A investigação definirá se é mesmo [problema] psiquiátrico ou desvio de caráter, ou os dois. (...) Toda essa repercussão negativa sobre o caso demonstra que a nossa cidade não tolera nazismo", acrescentou.