Topo

Esse conteúdo é antigo

Restaurante de fondue em SP é acusado de racismo por casal: 'Humilhados'

Casal Kléber de Souza e Janaína Coelho, que acusou restaurante paulistano de racismo - Reprodução/Youtube/TV Globo
Casal Kléber de Souza e Janaína Coelho, que acusou restaurante paulistano de racismo Imagem: Reprodução/Youtube/TV Globo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/05/2021 12h34Atualizada em 21/05/2021 12h46

O casal Janaína Coelho e Kléber de Souza registrou um boletim de ocorrência no 30º Distrito Policial do Tatuapé acusando o restaurante Hannover, no Tatuapé, em São Paulo, de racismo. O episódio aconteceu na quarta-feira (19) quando funcionários do local teriam menosprezado a presença da dupla, que havia feito uma reserva antecipada.

Em entrevista à TV Globo, o casal narrou os acontecimentos. Segundo eles, o pagamento de R$ 237,60 havia sido feito antes da data na qual seria comemorado o aniversário de Kléber.

"A gente gosta de sentar um do lado do outro, não de frente, como muitos casais costumam fazer. Primeiro pedido que a gente fez foi para a gente sentar num local um do lado do outro. Aí já tivemos uma negativa bem afirmativa, sendo que a gente chegou cedo e o salão do restaurante estava vazio", afirmou o homem.

Ainda que com poucas mesas ocupadas, o atendimento demorava de 15 a 20 minutos. Janaína disse que mesmo acenando para os funcionários, eles a ignoravam, enquanto outros casais continuavam a serem servidos.

Hannover Tatuapé - Reprodução/Google Maps - Reprodução/Google Maps
Entrada do restaurante Hannover, em São Paulo
Imagem: Reprodução/Google Maps

"Ele [funcionário] não falou nem boa noite para a gente. Só disse 'vocês já fizeram o pagamento'? Eu falei 'está aqui' e mostrei no celular. E ele disse 'vou checar'. Mas nós já estávamos mais de 15 minutos esperando", alegou ela.

Ainda que tenham falado com a gerente do Hannover, ambos decidiram chamar a polícia e depois seguir para outro estabelecimento. "Nós saímos muito constrangidos, tristes, nos sentindo humilhados".

Uma investigação foi aberta para apurar o ocorrido. Os próximos passos das autoridades são inspecionar câmeras de segurança e coletar depoimentos de funcionários. O restaurante ainda não se pronunciou sobre o caso.