Topo

Esse conteúdo é antigo

Idosa vê 4 familiares morrerem de covid em menos de 6 meses: 'Coração dói'

Dona Maria lamenta a perda dos filhos, do marido e do genro - Reprodução/TV RPC
Dona Maria lamenta a perda dos filhos, do marido e do genro Imagem: Reprodução/TV RPC

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/05/2021 11h57

A paranaense Dona Maria, que vive em Francisco Beltrão, a cerca de 470 km de Curitiba, perdeu quatro membros da família em menos de seis meses para a covid-19. Agora, ela enfrenta o medo de perder a filha, que está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com a doença.

Em entrevista à TV RPC, afiliada da TV Globo, Dona Maria diz que tem se apegado às orações para enfrentar o momento. Além do marido, o Mendonça, de 66 anos, a idosa perdeu os dois filhos. Osni, de 51, e Veroni, de 46, morreram em menos duas semanas, em março desse ano. O genro Valdecir, de 55, também não resistiu.

Eles dobravam os joelhos nas pedrinhas pedindo a volta do pai, e agora não estão mais aqui. Foi indo um atrás do outro e até agora estamos passando dificuldade, o coração dói."

Dona Maria, que foi infectada e se recuperou da doença, conta que não consegue nem entrar na mercearia que tinha com o marido dentro de casa. Com doces e outras mercadorias à mostra, o estabelecimento relembra a perda repentina dos membros da família.

"É uma luta atrás da outra. Você não tem nem o que falar mais. Não quero que ninguém passe por isso, estou chorando sangue", desabafou ela, à TV RPC.

Covid-19: Irmãs perdem os pais em menos de duas semanas

Também na cidade paranaense, as irmãs da família Reginatto passam por um momento de dor. Elas perderam a mãe, Dona Edite, que ficou internada na UTI por complicações da covid-19.

O pai das irmãs, o Seu Darlei, apresentou uma leve melhora e chegou a receber um festa improvisada da equipe médica para comemorar seu aniversário de 71 anos, mas morreu nove dias depois da mulher.

"Eles eram casados há 47 anos. Faziam tudo juntos. Eram unidos. A covid está destruindo famílias e muito rápido, um dia a gente dorme e no outro não está mais aqui", desabafa Eveline Reginatto.

Casal vivia junto há quase 50 anos - Reprodução/TV RPC - Reprodução/TV RPC
Casal de Francisco Beltrão vivia junto há quase 50 anos
Imagem: Reprodução/TV RPC

O Brasil registrou ontem 2.130 novas mortes por covid-19. Ao todo, o país já acumula 456.753 óbitos pela doença desde o início da pandemia.

Os dados são obtidos pelo consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, junto às secretarias estaduais de saúde.