Moradores de rua morrem em onda de frio na cidade de SP, diz movimento
Pelo menos 12 pessoas em situação de rua morreram na última semana em meio a onda de frio na cidade de São Paulo, segundo o Movimento Estadual da População em Situação de Rua de São Paulo.
O presidente do projeto, Robson Mendonça, disse ao UOL que as vítimas sofreram hipotermia. De acordo com ele, que lidera um grupo responsável por levar assistência social às ruas da capital paulista, cinco delas estavam na Praça da Sé, duas na Mooca, duas na Barra Funda, uma na Baixada do Glicério, uma no Terminal Tiradentes e uma no Pátio do Colégio.
Questionada, a prefeitura de São Paulo não comentou a informação, destacando apenas que, "devido à nova forte onda de frio, destacou o Clube Esportivo Pelezão apenas para receber as pessoas que aceitarem acolhimento proposto pelas equipes da Operação Baixas Temperaturas a partir desta quarta-feira (30)", que tem 140 vagas.
"Na madrugada desta quarta-feira (30), 227 pessoas foram acolhidas, houve 30 recusas e foram distribuídos 200 cobertores. Desde 30/04, foram contabilizados 10.744 acolhimentos, 779 recusas e 9.537 cobertores distribuídos", continuou o comunicado, afirmando que "a ação é reforçada sempre que a temperatura atingir um patamar igual ou inferior a 13ºC ou sensação térmica equivalente".
A prefeitura disse ainda que pessoas em situação de rua podem "solicitar uma abordagem social pela Central 156 (ligação gratuita nas opções 0 e em seguida 3)".
São Paulo teve mais um dia frio nesta quarta-feira (30). A previsão do tempo para a capital paulista, de acordo com informações do Jornal do Tempo, da Somar Meteorologia, era de temperatura mínima de 8ºC — com sensação térmica de 6ºC. A máxima prevista para hoje era de 16ºC.
Temperaturas esperadas para os próximos sete dias em São Paulo
Amanhã (1): 7ºC a 18ºC
Sexta (2): 9ºC a 21ºC
Sábado (3): 11ºC a 23ºC
Domingo (4): 16ºC a 21ºC
Segunda (5): 10ºC a 22ºC
Terça (6): 11ºC a 22ºC
Quarta (7): 11ºC a 22ºC
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.