PUBLICIDADE
Topo

Cotidiano

Conteúdo publicado há
3 meses

Dias após neve, SC tem temperatura máxima recorde para agosto: 38,9 ºC

Hoje as temperaturas ficaram altas em todo estado de Santa Catarina  - Pixabay/ Andrea de Lima Dea
Hoje as temperaturas ficaram altas em todo estado de Santa Catarina Imagem: Pixabay/ Andrea de Lima Dea

Do UOL, em São Paulo

19/08/2021 21h02Atualizada em 19/08/2021 21h02

Criciúma, cidade do litoral sul de Santa Catarina, registrou temperatura máxima de 38,9ºC, segundo dados da estação meteorológica da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense) localizada no município. O Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) informou que este é um recorde histórico para o mês de agosto no estado catarinense, batido após 11 anos.

Até então, a maior temperatura de agosto também pertencia à Criciúma, 37,9ºC, registrada em 04 de agosto de 2010. Hoje o calor se estendeu por todas as regiões do estado, sendo mais intenso no litoral sul, no entorno de Florianópolis e no oeste catarinense. Há três semanas, o estado registrava recorde negativo com -8,6ºC, neve em diversas cidades e até congelamento de estradas.

"O inverno de 2021 tem mostrado os extremos: frio intenso e agora o calor fora de época. Essa condição está associada a uma massa de ar quente sobre o sul do Brasil. Na sexta-feira (20), ainda vai fazer calor no estado, com previsão de novos recordes", diz o órgão, que é vinculado à Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina).

Contudo, esse calor deve ir embora em breve, já que, no sábado, uma frente fria de baixa intensidade deve passar pelo litoral catarinense provocando a queda da temperatura, que deverão ficar amenas.

"Mas, a partir de domingo (22) volta a ficar quente em todo o Estado", adianta o Ciram em comunicado.

Cotidiano