PUBLICIDADE
Topo

Cotidiano

Conteúdo publicado há
5 meses

Veranico: Massa de ar faz temperaturas chegarem a 40ºC em pleno inverno

Movimentação de pedestres e ciclistas no entorno do Parque do Ibirapuera, na zona sul da cidade de São Paulo, em manhã de sol, calor e tempo seco - WESLEY REZENDE /PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Movimentação de pedestres e ciclistas no entorno do Parque do Ibirapuera, na zona sul da cidade de São Paulo, em manhã de sol, calor e tempo seco Imagem: WESLEY REZENDE /PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL, em Santos

18/08/2021 14h01

Uma enorme massa de ar quente tomou conta do Brasil de Norte a Sul, com temperatura acima dos 30ºC em todos os estados do país desde ontem. As maiores máximas, incomuns para esta época do ano, foram registradas no Centro-Oeste, com temperatura em torno dos 40º C no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul.

De acordo com a MetSul, as mais altas temperaturas da região Sul ocorreram no estado do Paraná, mas o Rio Grande do Sul e Santa Catarina passaram dos 30ºC. No estado gaúcho, as máximas desta terça foram de 35,5º C em Porto Xavier, 35º C em Santa Rosa, e 32,1º C em São Borja.

Na Região Sudeste, o oeste do estado de São Paulo concentrou o calor mais intenso, com 37,1º C em Valparaíso, 35,9º C em Presidente Prudente e 35,2º C em Tupã. Na capital paulista, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana registrou máxima de 30,6º C. Já no Triângulo Mineiro, a temperatura em Campina Verde chegou a 35,1º C.

Em Santa Catarina, o calor mais intenso concentrou-se no oeste, onde os termômetros indicaram 34,9º C em Alpestre, 34,4º C em Caibi e 33,4º C em Maravilha. No Paraná, as maiores máximas de hoje se deram em municípios do oeste e noroeste paranaense. A temperatura foi a 35,1º C em Marechal Cândido Rondon e 35,4º C em Cidade Gaúcha.

Já no Centro-Oeste, em Mato Grosso do Sul, as máximas alcançaram hoje 39,1º C em Corumbá, 38,9ºC em Coxim e 38,2º C em Três Lagoas.

Em Campo Grande, a tarde teve 36,8º C . No Mato Grosso, a temperatura no município de Porto Estrela chegou aos 39,4º C. Em Cuiabá, a estação do aeroporto registrou 39 ºC.

Na estação do Instituto Nacional de Meteorologia, a máxima foi a mais alta do ano, com 40,4º C. Várias cidades de Goiás superaram os 35º C.

A previsão da MetSul é o que o calor aumente ainda mais nos próximos dias no Centro-Oeste do Brasil, em São Paulo e no Paraná.

No Rio Grande do Sul, o pico de calor ocorrerá amanhã, com máximas entre 35º C e 37º C. Quase todas as cidades gaúchas permanecerão com mais de 30º C na quinta e, em Porto Alegre, as máximas podem variar entre 34º C e 35º C.

Cotidiano