Topo

Esse conteúdo é antigo

Avião da FAB que levava ajuda humanitária ao Haiti sofre pane em terra

22.08.2021 -- Carga da missão de apoio ao Haiti sendo embarcada na aeronave KC-390 Millennium, da FAB - Ministério da Defesa
22.08.2021 -- Carga da missão de apoio ao Haiti sendo embarcada na aeronave KC-390 Millennium, da FAB Imagem: Ministério da Defesa

Do UOL, em São Paulo

22/08/2021 18h32

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que decolou na manhã de hoje (22) para transportar a missão humanitária do Brasil ao Haiti, atingido por terremoto em 14 de agosto, sofreu uma pane em solo no início da tarde, enquanto fazia uma parada já prevista no sul do Pará.

A aeronave precisará ser trocada, o que vai atrasar a chegada da ajuda brasileira ao Haiti. A previsão é que o segundo avião prossiga ainda hoje para Boa Vista (RR) e decole amanhã rumo a Porto Príncipe, capital do Haiti.

"O pouso técnico na Base Aérea do Cachimbo, localizada no sul do Pará, ocorreu normalmente e já estava previsto originalmente na rota. Por uma questão técnica, houve a necessidade da troca por outra aeronave do mesmo tipo, realizando-se a transposição da carga e dos passageiros naquela localidade", informou o Ministério da Defesa, por nota.

Na sexta-feira (20), o primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, disse que "quase 700 mil pessoas precisam de assistência humanitária emergencial" após o terremoto. O sismo, de magnitude 7.2 na escala Richter, deixou mais de 2,2 mil mortos e 300 desaparecidos. Grandes áreas terão que ser reconstruídas.

Avião de transporte da missão humanitária brasileira

A aeronave que apresentou problema é a KC-390 Millennium. Segundo o Ministério da Defesa, é o maior avião desenvolvido no Brasil, fruto de parceria entre a FAB e a Embraer.

O avião decolou da base aérea de Brasília levando 32 bombeiros —a maioria especialistas em busca e salvamento e ações pós-desastre, além de um especialista em sismologia— e cerca de 10,5 toneladas de equipamentos de emergência, medicamentos e insumos de saúde.

Fazem parte da carga cinco kits de medicamentos e insumos para emergência em saúde, com capacidade total de atendimento de 50 mil pessoas, além de medicamentos de farmácia básica e insulina. "Tudo identificado com base nas necessidades prioritárias e atuais da população haitiana", segundo anúncio do Ministério da Defesa.

A missão humanitária brasileira será comandada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e da Força Nacional de Segurança Pública.

Em uma cerimônia realizada antes do embarque, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que os membros da missão "orgulham a todos nós brasileiros".

"Uma vez mais, o povo haitiano se vê em necessidade de ajuda. Prontamente, o Governo Federal se mobilizou para oferecer necessária ação humanitária com meios de pessoal e material, além do apoio afetivo, vital neste momento de dor", disse o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto.