Topo

Esse conteúdo é antigo

Roger Abdelmassih tem pedido de prisão domiciliar negado pelo STF

Decisão de Ricardo Lewandowski negou pedido de habeas corpus que desejava restabelecer prisão domiciliar de ex-médico  - Divulgação
Decisão de Ricardo Lewandowski negou pedido de habeas corpus que desejava restabelecer prisão domiciliar de ex-médico Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

23/08/2021 17h58Atualizada em 23/08/2021 17h58

Roger Abdelmassih teve pedido de prisão domiciliar negado pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão divulgada hoje.

Ele voltou à prisão no final de julho, quando a Justiça de São Paulo determinou que o ex-médico deveria voltar a cumprir sua pena de 173 anos de prisão pelo estupro de pacientes em regime fechado. À época, a 6ª Câmara Criminal do TJ-SP acatou os argumentos apresentados pelo promotor Luiz Marcelo Negrini de Oliveira Mattos em recurso contra ordem que havia determinado a prisão domiciliar.

Para a Promotoria, o estado de saúde de Abdelmassih, de 77 anos, não deveria autorizar a concessão do benefício. Um Perito do CAEx (Centro de Apoio à Execução) atestou que o condenado possui condições físicas de continuar o cumprimento da pena na unidade prisional em que se encontrava.

Ele estava em prisão domiciliar desde maio deste ano, com tornozeleira eletrônica. Na ocasião, a juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani, da 1ª VEC (Vara das Execuções Criminais) de Taubaté, considerou que Abdelmassih "apresenta quadro clínico bastante debilitado" e "necessita de cuidados ininterruptos".

Em abril do ano passado, a Justiça de São Paulo determinou que o ex-médico cumprisse pena em regime domiciliar por causa da pandemia de coronavírus. Em agosto, no entanto, a decisão foi revogada e ele determinou voltou para a prisão.