Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo mostra briga com homem atropelado no RJ; vítima acusa bolsonarista

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

25/08/2021 11h42Atualizada em 25/08/2021 11h42

Um vídeo de câmera de segurança de uma lanchonete de Ipanema, na zona sul do Rio, mostra a confusão que acabou com um homem atropelado, no mesmo dia em que o Rio de Janeiro teve um ato a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). De acordo com a vítima, Eduardo Debaco, de 49 anos, ele foi empurrado na direção de um carro por um manifestante bolsonarista, vestia uma blusa amarela e estava acompanhado de uma mulher.

O caso ocorreu no dia 1º de agosto e a briga foi motivada pelo uso de máscara, segundo Debaco. À época, as imagens ainda não haviam sido disponibilizadas.

economista - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
O economista Eduardo Debaco relatou agressões e atropelamento após pedir uso de máscaras a manifestantes
Imagem: Arquivo Pessoal

"Eu saí de casa para correr e passei por bolsonaristas com a camisa da seleção brasileira e comentei que bolsonarista não usa máscara. Foi o suficiente para o homem partir para cima de mim e tentar me agredir. Eu me desequilibrei caí no asfalto e entes de me reerguer ele veio com uma nova carga que me arremessou em cima de um carro que passou com a roda em cima da minha perna. Minha perna está quebrada em dois pedaços. Ele podia ter me matado", disse a vítima à época, em um vídeo gravado enquanto aguardava uma cirurgia em um hospital particular da zona sul.

Segundo o advogado dele, Rodrigo Mondego, o cliente sofreu uma fratura exposta."O agressor aparece nas imagens junto com uma mulher; Eduardo aparece atravessando a rua e indo em direção a praia; a agressão acontece e o agressor foge. O Eduardo teve que operar a perna, colocar uma placa de titânio. Ele ficou internado três dias", disse ele, ao UOL.

Debaco mostra raio-x da perna quebrada após briga com manifestantes - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Debaco mostra raio-x da perna quebrada após briga com manifestantes
Imagem: Arquivo pessoal

Pelas câmeras de segurança é possível notar que toda ação demora menos de quatro minutos.

O agressor segue sem ter sido identificado. No vídeo, ele deixa o local caminhando na companhia da mulher. Os três envolvidos no caso não se conheciam.

Procurada, a Polícia Civil do Rio ainda não informou como está o andamento das investigações. O caso foi registrado pela Delegacia de Copacabana (12ª DP), mas as investigações estão com a Delegacia do Leblon (14ª DP).