Chegada de frente fria deve gerar chuva em vários pontos do Brasil
A massa de ar quente que está sobre o Brasil tende a amenizar a partir de hoje com a chegada de uma frente fria que se organizou entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai. As nuvens carregadas de chuva avançam pelo Mato Grosso do Sul e São Paulo, mas outras regiões do país também devem mudar o cenário nesta tarde. O fenômeno deve melhorar a qualidade de ar e diminuir a quantidade de poluentes na atmosfera, que foram evidenciados pela lua avermelhada na noite de ontem.
De acordo com o Climatempo, a nebulosidade deve aumentar em São Paulo, ainda que as temperaturas se mantenham altas. Chuvas poderão ser sentidas a partir desta tarde no centro-oeste e sul do estado. Já a Grande São Paulo pode ter pancadas de chuva à noite. Outras regiões do Sudeste ainda deverão enfrentar sol e calor e, no Espírito Santo, a previsão é que uma rápida chuva aconteça no extremo norte do estado.
Segundo os meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), o ambiente atmosférico hoje é de pré-frontal, o que significa dizer que as temperaturas ficam mais elevadas por conta da aproximação de uma frente fria que vai mudar radicalmente as condições do tempo observadas no decorrer da semana.
A tendência é a de que amanhã (27) a frente fria se propague por São Paulo, mantendo o céu encoberto e com chuva fraca desde a madrugada. A chuva associada aos ventos de sul e sudeste provoca também a dispersão dos poluentes acumulados na atmosfera e com isso há uma melhora da qualidade do ar.
As temperaturas variam entre mínima de 16°C e máxima de 20°C, que deverá ser registrada no início da madrugada. Os percentuais de umidade do ar devem se manter entre 60% e 95%.O final de semana será marcado por tempo instável e chuvoso, com céu nublado e chuva fraca intermitente no sábado, vento do quadrante sul e temperaturas entre 15°C durante a madrugada com máxima de apenas 20°C no período da tarde.
Umidade segue em alta com valores mínimos acima dos 65%. No decorrer do dia, a previsão é de ligeira sensação de frio se comparada com os últimos dias de forte calor em pleno inverno. Uma boa notícia para os paulistas é que a chuva associada aos ventos causam a dispersão de poluentes acumulados na atmosfera, trazendo uma melhora na qualidade de ar.
Já na região Centro-Oeste, a previsão é que o sol e o calor se mantenha e, no Mato Grosso, a frente fria traga chuva e queda de temperatura. Campo Grande e o centro-oeste e leste do Mato Grosso do Sul também devem registrar pancadas de chuva. O estado foi um dos locais mais quentes e secos dos últimos dias, fazendo os termômetros registrarem quase 40º C e apresentando níveis de umidade de até 11%.
Em Santa Catarina, a Defesa Civil alertou para chuvas por todo o estado hoje e rajadas de vento pelo litoral, que podem causar destelhamento de casas, quedas de galhos e árvores. A previsão é que os ventos cheguem até 70 km/h. Porto Alegre também deverá sentir as pancadas de chuva e no norte e nordeste do estado gaúcho e no oeste e sul do Paraná a previsão é que o fenômeno aconteça a partir desta tarde.
As nuvens devem avançar em direção ao Maranhão e ao Piauí. A previsão é de pancadas de chuva e períodos de sol em todo o litoral, Zona da Mata e agreste, desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Norte. Já o centro-oeste e oeste do Maranhão poderão registrar raios durante as pancadas de chuva.
No Norte, as chuvas ocorrem sobre Rondônia e Acre, no Amazonas, em Roraima, no Amapá e no Pará, ainda que faça sol a maior parte do dia. O Climatempo ainda alerta para temporais no norte do Maranhão e nordeste do Pará, incluindo as regiões das capitais.
*Com informações da Agência Brasil
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.