Topo

Esse conteúdo é antigo

Incêndio em Batatais cria cortina de fogo; imagens mostram chuva preta

Incêndios em Batatais chegaram perto de zona urbana e provocaram queda de energia em partes da cidade  - Reprodução/Twitter
Incêndios em Batatais chegaram perto de zona urbana e provocaram queda de energia em partes da cidade Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

09/09/2021 17h35Atualizada em 10/09/2021 08h42

Um incêndio de grandes proporções criou uma cortina de fogo em Batatais, no interior de São Paulo, desde a manhã de hoje. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram as chamas se aproximando da zona urbana, com o céu completamente encoberto.

O Corpo de Bombeiros do estado afirmou ao UOL que as queimadas acontecem em diversos matagais da cidade, sem confirmar se o fogo chegou a atingir propriedades privadas. Não há informações sobre feridos.

Já Luiz Carlos Figueiredo, representante da ACE (Associação Comercial e Empresarial) do município disse que o fogo chegou a uma madeireira, reforçando que os demais focos de incêndio estão concentrados em áreas de vegetação.

Ele ainda detalhou que algumas indústrias e estabelecimentos às margens dos pontos de incêndio decidiram encerrar as operações mais cedo, fazendo a retirada rápida de funcionários. Elas também foram afetadas pelo corte de energia, motivado pelo fogo. Parte da cidade ainda está sem distribuição de energia elétrica.

Relatos de chuva preta em SP e MG

Os inúmeros focos de incêndio no interior de São Paulo, que vem sofrendo com queimadas espalhadas por toda a região na última semana, aumentaram os relatos de chuva preta nas redes sociais.

Várias das reclamações vieram de moradores de cidades no sul de Minas Gerais, a cerca de 70 km dos focos de incêndio, conectando o fenômeno ao fogo em Batatais e Ribeirão Preto.

Em São Paulo, moradores da cidade de Paraíso, a 150 km de Batatais e 118 km de Ribeirão Preto, também reclamaram da precipitação de cor escura e registraram imagens do dia virando noite do município, com o céu completamente preto às 16h20.