Topo

Esse conteúdo é antigo

Ciclone traz chuva e ventos fortes ao Brasil; veja a previsão do tempo

São Paulo registrou o dia mais quente do ano ontem, com a marca de 33,9ºC - RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
São Paulo registrou o dia mais quente do ano ontem, com a marca de 33,9ºC Imagem: RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

09/09/2021 08h35Atualizada em 09/09/2021 14h11

A aproximação de uma frente fria no Sudeste do país e a formação de um ciclone extratropical na Argentina deve trazer chuvas e fortes ventos para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. A partir de hoje, as mudanças no tempo já serão sentidas e devem melhorar a qualidade e a umidade do ar diversos pontos, apesar dos riscos de ventos fortes.

O InMet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para risco de tempestades no sul de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Segundo a previsão, o ciclone extratropical que se formou próximo do Rio Grande do Sul deve intensificar os ventos na região da Campanha Gaúcha.

Segundo o MetSul, o fenômeno de ontem provocou chuvas e ventanias em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, chegando a fechar o porto do porto de Rio Grande. O impacto maior deve se dar entre hoje e amanhã na província de Buenos Aires e no sul do Uruguai e a partir de amanhã o fenômeno deve se afastar do continente, movendo-se já sobre o Oceano Atlântico e, portanto, tendo efeitos mais fracos no Brasil.

Com o avanço da frente fria para o Sudeste, o Rio Grande do Sul deve ter mais estabilidade no tempo. O sol deve aparecer com nuvens, mas o tempo ainda não é muito aberto. Ontem, fortes rajadas de vento foram sentidas no Paraná. Um vendaval no Aeroporto Regional de Maringá com ventos de até 150 km/h fez um avião balançar ainda na pista e as imagens foram compartilhadas pelos visitantes nas redes sociais.

Em São Paulo, as chuvas já eram sentidas na manhã de hoje no noroeste, na Baixada Santista e na Grande São Paulo, com alguns chuviscos. Entretanto, a previsão é que ao longo do dia o sol prevaleça na capital variando com um tempo nublado e temperaturas altas. Ontem, a capital registrou o dia mais quente do ano com os termômetros na marca dos 33,9 ºC.

Hoje, uma chuva ainda poderá ser sentida, ainda que não de forma tão volumosa. Há possibilidades de raios, trovoadas e rajadas de vento.

Chuva em SP

Já no sul do estado, incluindo a região do Vale do Ribeira, a previsão é de chuvas mais volumosas e até mesmo risco de temporais. Entre amanhã e sábado (11), as temperaturas devem ficar mais amenas no sul e leste do estado, incluindo a capital. As chuvas devem aliviar o tempo seco e a qualidade do ar, afetada pelos incêndios ocorridos nos últimos dias.

Ontem, um incêndio de grandes proporções ocorreu em Catiguá, no interior de São Paulo, suspendendo as aulas no município. Segundo a Defesa Civil, as chamas começaram por volta do meio-dia em uma plantação de cana-de-açúcar e se alastraram para uma área de mata que fica ao redor da cidade. Um outro incêndio também foi sentido no Aeroporto Internacional Viracopos, em Campinas, após a queda de um balão.

Em Araraquara e na região de Ribeirão Preto, o nível de poluição atingiu o pior estágio na medição da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Moradores chegaram a registrar chuvas de fuligem no interior.

Além de São Paulo, a frente fria também deve provocar mudanças no Rio de Janeiro. O estado deve enfrentar ainda hoje calor e altas temperaturas, mas a nebulosidade já será sentida no decorrer do dia, aumentando a possibilidade de chuvas rápidas em vários pontos entre a tarde e à noite. São esperadas chuvas na capital até sábado (11). Já no litoral fluminense, a previsão é de rajadas de ventos em torno dos 40 km/h e 65 km/h.

Em Minas Gerais, as chuvas isoladas também chegam a partir de hoje, especialmente nas áreas do sul do estado e da Zona da Mata. O sol ainda deve predominar nas demais regiões com tempo seco. Até domingo (13), as chuvas devem se concentrar em áreas do extremo sul e parte do Triângulo Mineiro.

Já no Espírito Santo, os dias serão marcados por sol, calor e pouca nebulosidade. Entretanto, amanhã há a possibilidade do extremo sul do estado sentir chuvas isoladas, sem volumes muito significativos. Vitória, por sua vez, não deve ser atingida.

Mais estados

Já no Centro-Oeste, a frente fria deve provocar pancadas isoladas de chuvas, em especial nos estados de Mato Grosso do Sul e no sudoeste e sul de Mato Grosso, incluindo as capitais. No Mato Grosso do Sul as temperaturas devem ficar mais amenas. O extremo sul de Goiás ainda terá sol, mas com o aumento da nebulosidade. Risco de pancadas de chuva ocorre partir da tarde. Nas demais regiões do estado e no Distrito Federal, o tempo segue firme.

Apesar de não ser impactada diretamente pela frente fria, Teresina, capital do Piauí, deverá romper com os 39 dias de estiagem e sentir pancadas de chuvas durante o dia. Segundo a Climatempo, a chuva não será volumosa, mas deve ajudar a qualidade do ar na região. O tempo deve abrir amanhã e as temperaturas retornam elevadas na capital piauiense.

Desde sábado, o estado sofre com um incêndio na região sul, em São Raimundo Nonato. O fogo ameaça a Serra da Capivara, que reúne a maior número de sítios arqueológicos do Brasil, com 172 espaços catalogados. Segundo a prefeitura, o fogo foi ocasionado por agricultores de um assentamento e parte do incêndio foi controlado. Para esta região, não há previsão de chuvas nos próximos dias.

Já nos estados do Norte, o tempo fica instável e chuvas poderão vir a qualquer momento em forma de temporais. Apenas no sudeste do Pará e no Tocantins a previsão é de pouca nebulosidade e nenhuma perspectiva de chuva.