Fóssil de possível titanossauro é encontrado no Maranhão: 'É muito raro'
Um achado inédito foi feito na região de Davinópolis, no Maranhão, durante obras de construção de um terminal ferroviário. Trata-se de um possível fóssil de titanossauro, gigante pré-histórico conhecido por sua altura de até 10 metros e que viveu entre 145 a 65 milhões de anos atrás. Os detalhes do trabalho de extração foram divulgados ontem e o material já foi coletado por pesquisadores.
"É um dinossauro. Especula-se que seja um titanossauro, mas, na verdade, ainda estão investigando. [...] Todo processo de identificação é demorado. O último que nós publicamos, foram quatro anos de estudo. [...] É muito raro. Foi muita sorte o pessoal estar ali e cortar a rocha exatamente onde ele estava", explicou ao UOL o professor Manuel Alfredo Medeiros, doutor em paleontologia e professor da UFMA (Universidade Federal do Maranhão).
O docente foi consultado por Elver Luiz Mayer, outro paleontólogo que foi acionado para comandar a coleta e que vai pesquisar sua origem. O achado, acidental, ocorreu após monitoramento ambiental e arqueológico da empresa Brado, que está construindo um terminal ferroviário intermodal que ligará a região maranhense até Sumaré (SP), em 13 de abril. O material terminou de ser tratado no mês de setembro e seguirá para o estado do Pará, onde os estudos continuarão.
"A equipe que monitora a obra me enviou fotografias que mostravam claramente a ocorrência. Com a escavação de um talude ficaram evidentes alguns ossos", disse o professor Elver Luiz Mayer, da Unifesspa (Universidade Federal do Sul e do Sudeste do Pará), que foi autorizado pela Agência Nacional de Mineração a fazer a escavação para fins didáticos.
Os pesquisadores acreditam que os fósseis em questão são de um saurópode, grupo de dinossauros de grande porte caracterizados por pescoço e cauda alongados. Mesmo sem confirmação da espécie, já houve registros desses animais no estado. Ou de ao menos parte deles.
"A gente já achou titanossauro no Maranhão, mas só fragmentos de vértebras, dentes, escamas. Temos uma escama típica de do tamanho de um pires. Está na coleção da UFMA", detalha Manuel Alfredo, dando características da espécie. "Eram típicos herbívoros. Tinham corpos lentos, andavam em manadas, como mostram as pegadas. Não eram solitários. O peso deles podia ser acima de 40 toneladas".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.