Topo

Esse conteúdo é antigo

MG: Motores de avião de Marília Mendonça são localizados em área de queda

Bombeiros fazem a segurança dos peritos durante os trabalhos no local da queda do avião que vitimou Marília Mendonça, em Caratinga-MG - Divulgação/CBMMG
Bombeiros fazem a segurança dos peritos durante os trabalhos no local da queda do avião que vitimou Marília Mendonça, em Caratinga-MG Imagem: Divulgação/CBMMG

Daniela Mallmann

Colaboração para o UOL, de Caratinga (MG)

06/11/2021 19h57

Os dois motores da aeronave na qual estava Marília Mendonça foram localizados hoje próximo do local da queda em Piedade de Caratinga (MG), a 309 km de Belo Horizonte. A cantora e outras quatro pessoas perderam a vida ontem no acidente aéreo.

A aeronave não possuía caixa-preta. Os motores foram encontrados por investigadores do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão ligado ao Comando da Aeronáutica e que vai investigar as causas da queda.

Para entrar no avião, a equipe do Cenipa precisou ser amarrada para garantir a segurança, já que o local é difícil acesso a havia risco de a aeronave despencar da cachoeira. O Corpo de Bombeiros auxiliou na operação.

"A pedido do Cenipa, equipamos todos os técnicos que são responsáveis pela elaboração do laudo (que vai apontar a causa da queda). Nós permitimos a todos eles a entrada com segurança no interior da aeronave utilizando de uma rota fixa com cordas. Todos foram equipados com capacetes", explicou o sargento dos Bombeiros, Maxsander de Souza.

Segundo o Cenipa, o avião não possuía caixa preta. A investigação deve analisar as evidências encontradas para tentar entender e prevenir outros acidentes.

"Conseguimos localizar um spot, de geolocalização que está conosco. Nosso serviço aqui é buscar evidências. Ela é uma evidência que será analisada em outro momento, não hoje", relatou o tenente-coronel aviador Oziel Silveira, encarregado do caso.

Ainda segundo o oficial, depois de um sobrevoo de helicóptero na manhã de hoje (06) foi comprovado o rompimento de um cabo da rede elétrica de energia que também foi catalogado como evidência e será investigado posteriormente. Ainda não há um prazo para a conclusão das investigações por parte do Cenipa.

O trabalho do Corpo de Bombeiros, de retirada dos pertences que ainda estavam no interior da aeronave também foi concluído.

Uma empresa foi contratada para fazer a remoção da aeronave. Ainda noite de hoje (6), profissionais vão até o local para afastar o avião da queda da cachoeira como forma de precaução caso chova ou ocorra uma tromba d'água e a aeronave acabe despencando.

O acidente

A queda do avião aconteceu por volta das 15h30 de ontem em Piedade de Caratinga (MG). O avião estava a cerca de 5 km do aeroporto onde iria pousar quando caiu, em um local de difícil acesso.

A aeronave teria atingido o cabo de uma torre de distribuição de energia elétrica antes de cair em um curso d'água, segundo a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), que administra o fornecimento de eletricidade na região. O acidente é investigado pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) e provocou a interrupção de acesso a energia elétrica para 33 mil pessoas.

O avião saiu de Goiânia com destino ao aeroporto de Caratinga (MG), onde Marília Mendonça faria um show para 8.000 pessoas. O restante da banda fez o trajeto de ônibus e já aguardava pela cantora na cidade.