Topo

Esse conteúdo é antigo

PA: Vídeo de homem arrastado por carro de luxo viraliza e divide opiniões

Luciana Cavalcante

Colaboração para o UOL, de Belém (PA)

03/01/2022 19h12Atualizada em 03/01/2022 21h15

Um vídeo que mostra um homem sendo arrastado por um carro de luxo cheio de mulheres viralizou hoje e está dividindo opiniões. As imagens foram gravadas na praia do Atalaia, em Salinópolis, município paraense que é um dos mais procurados nas festas de final de ano. Para os especialistas, além de colocar a vida dos participantes e frequentadores em risco, várias infrações de trânsito foram cometidas, podendo até incorrer em crime e perda da Carteira Nacional de Habilitação.

O vídeo tem 14 minutos de imagens que mostram o veículo com um som alto e as ocupantes cantando, sendo a maioria com copos de bebida nas mãos. O homem aparece com o pé amarrado atrás do carro, que transita em baixa velocidade, o arrastando pela areia molhada. No local há outros veículos estacionados, banhistas e vendedores ambulantes circulando.

A pedido do UOL, o especialista em trânsito, Rafael Cristo, analisou as imagens e identificou as infrações cometidas. Segundo ele, a lista é grande, sendo todas graves.

"Lotação excedente, passageiro e condutor sem cinto de segurança, exibição e demonstração de perícia em manobra de veículo, o mesmo que acontece quando ocorrem os "rachas", quando o motorista faz manobras de "cavalo de pau", etc", analisa.

Além das infrações visíveis, há ainda outras gravíssimas que são subjetivas e que, segundo o especialista, dependem de abordagem para comprovação, como o consumo (condução) de veículo automotor sob efeito de bebida alcóolica. "Essa é uma infração gravíssima, que pode incorrer em crimes se causar danos a terceiros, com atropelamentos, e, levar à suspensão da CNH por 12 meses", reforça.

Há ainda a dúvida a respeito da posse do veículo, que não se sabe se pertence a quem está dirigindo ou a terceiros. Nesse caso, segundo explica Rafael Cristo, o proprietário pode ser responsabilizado por entregá-lo a outra pessoa. "Alguém que pode não ser habilitado ou esteja conduzindo o veículo alcoolizado", comentou.

Na avaliação de Rafael Cristo, somando todas as infrações do vídeo o número de pontos seria suficiente para a suspensão da CNH. "Somando todas são pelo menos uns quarenta pontos na carteira, que já a suspenderia por 12 meses".

Para o especialista, casos como esse acendem o alerta da importância de uma fiscalização mais ostensiva dos órgãos de trânsito estaduais e municipais nesses locais. Ele lembra que Salinópolis é o único município litorâneo que permite a entrada de veículos na praia, mas que a circulação deve obedecer às leis do Código de Trânsito Brasileiro. "O que fica é o simbolismo de que a lei não se aplica, um risco quando se vive numa sociedade que acha que a lei não lhe atinge".

Em nota, o Detran (Departamento de Trânsito do Estado) do Pará informou que identificou quatro infrações na ação mostrada pelo vídeo: dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança; excesso de passageiros; o não uso do cinto de segurança; e conduzir pessoas na parte externa do veículo. Todas as infrações são passíveis de multa e medidas administrativas. Ainda segundo o órgão, os responsáveis foram identificados e autuados.

A reportagem tenta contato com os envolvidos nas imagens. O texto será atualizado em caso de retorno.