Tonga: Após duas semanas, cinzas de vulcão chegam à atmosfera de São Paulo
Após cerca de duas semanas da erupção de um vulcão próximo da ilha de Tonga, no Pacífico Sul, as cinzas chegaram à atmosfera da cidade de São Paulo.
De acordo com o Climatempo, foi possível ver o efeito dos gases, arrastados por milhares de quilômetros, na coloração alaranjada do céu durante o amanhecer de ontem e da última quarta-feira. Também foi possível ver efeitos em cidades do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Ainda de acordo com o Climatempo, os aerossóis produzidos pela explosão também foram registrados nas cidades de Formiga e Governador Valadares, ambas em Minas Gerais.
"A partir de ontem um instrumento já detectou esta pluma chegando aqui em São Paulo. Outras imagens de satélites da Nasa já mostram essa pluma saindo de lá, atravessando a África e chegando aqui em São Paulo", disse em entrevista à Climatempo a pesquisadora do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP Marcia Yamasoe.
A especialista explicou que a explosão foi intensa a ponto de lançar o material vulcânico na estratosfera, o que facilita a distribuição dele a longas distâncias.
A expectativa é de que a pluma vulcânica "dê a volta" no globo em poucos dias. Segundo o Climatempo, o céu pode continuar com a coloração diferente nas próximas semanas por causa disso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.