PUBLICIDADE
Topo

Cotidiano

Conteúdo publicado há
3 meses

Céu muda de cor no RJ após fumaça de vulcão de Tonga chegar ao Brasil

Céu colorido em decorrência do vulcão de Tonga foi registrado no Rio de Janeiro - Reprodução/Twitter @tom_bike
Céu colorido em decorrência do vulcão de Tonga foi registrado no Rio de Janeiro Imagem: Reprodução/Twitter @tom_bike

Do UOL, em São Paulo

28/01/2022 18h40Atualizada em 28/01/2022 18h40

A erupção do vulcão submarino Hunga-Tonga-Hunga-Ha'apa em Tonga, na Oceania, trouxe um amanhecer diferente para o Rio de Janeiro nesta semana; As partículas da nuvem de fumaça causada pela explosão "viajaram" pela atmosfera dando novas cores ao céu.

Em fotografias compartilhadas nas redes sociais na manhã de hoje, é possível ver que a atmosfera carioca ganhou tons de rosa e laranja.

Outras cidades

O episódio também foi flagrado em São Paulo nesta semana e, segundo a Climatempo, Formiga (MG) e Governador Valadares (MG) também teriam sido afetadas pela mudança na atmosfera. A agência está analisando imagens de ambas cidades.

Nas redes sociais, moradores do sudeste brasileiro compartilharam a cena em diferentes localidades.

À Climatempo, a professora do IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas) da USP (Universidade de São Paulo), Marcia Yamasoe, explicou que a erupção vulcânica liberou dióxido de enxofre, um gás altamente reativo que rapidamente se transforma em partículas de aerossol, ricos em sulfato, que, ao interagir com a radiação solar, apresenta a coloração rosa e laranja. Ainda, segundo a especialista, não há risco de chuva ácida por conta das partículas.

Cotidiano