Marginal: Com cratera fechada, via central é liberada; veja antes e depois
O trânsito na pista central da Marginal Tietê entre as pontes do Piqueri e Freguesia do Ó, no sentido Ayrton Senna, foi liberado hoje (3), por volta das 17h. A pista local permanece interditada. Mais de 200 operários trabalharam para preencher a cratera que abriu ao lado das obras da linha 6-Laranja do metrô.
O buraco apareceu na manhã de terça-feira (1º). Segundo o governo estadual, houve um vazamento de uma adutora de esgoto no local. As causas do acidente, no entanto, ainda não foram confirmadas. Ninguém se feriu.
Na própria noite do acidente, rochas foram usadas para começar o preenchimento da cratera. Os reparos foram feitos por 220 funcionários da STM (Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos), Sabesp e Linha Uni, braço da concessionária Acciona, responsável pelas obras da linha 6-Laranja em uma Parceria Público Privada com o governo de São Paulo.
Para completar a cratera, foram usados 4 mil m³ de concreto, o equivalente a 650 caminhões betoneira, segundo nota conjunta divulgada pela STM e pela Sabesp.
Os técnicos também instalaram 200 metros de tapumes na pista local da Marginal Tietê para preservar o local. A ação também visa, segundo a secretaria, "proteger a população, permitir a limpeza do espaço e evitar que a curiosidade de motoristas pelo trabalho das equipes cause lentidão no fluxo de veículos".
De acordo com o governo paulista, a operação foi considerada "bem sucedida" por técnicos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), que foram contratados para descobrir as causas e orientar os trabalhos de correção do acidente.
Além do IPT, o governo estadual informou que montou um comitê para apurar as causas do acidente e trabalhar nos reparos. O Ministério Público e a polícia também investigam o caso.
Projeto de recuperação
Na quarta-feira (2), o governo estadual afirmou que a Acciona vai arcar com os custos do reparo na marginal —uma das principais vias da capital paulista. O valor não foi divulgado.
Na mesma coletiva no Palácio dos Bandeirantes, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli afirmou que a construtora havia apresentado duas soluções para "liberar rapidamente a pista da Marginal Tietê":
- A instalação de estacas para a contenção da pista.
- Uma análise para verificar se os reparos feitos entre terça e quarta eram suficientes.
Por fim, hoje foi divulgada a decisão: para as autoridades, não houve necessidade das estacas, a pista central foi liberada para trânsito, e aberta por volta das 17h.
Segundo o governo estadual, as obras do metrô neste trecho permanecem "intactas" e o leito do rio Tietê não foi prejudicado.
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