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Marginal: Com cratera fechada, via central é liberada; veja antes e depois

Após o preenchimento da cratera, pista central da Marginal Tietê foi liberada nesta quarta - Arte/UOL
Após o preenchimento da cratera, pista central da Marginal Tietê foi liberada nesta quarta Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

03/02/2022 16h49Atualizada em 03/02/2022 19h15

O trânsito na pista central da Marginal Tietê entre as pontes do Piqueri e Freguesia do Ó, no sentido Ayrton Senna, foi liberado hoje (3), por volta das 17h. A pista local permanece interditada. Mais de 200 operários trabalharam para preencher a cratera que abriu ao lado das obras da linha 6-Laranja do metrô.

O buraco apareceu na manhã de terça-feira (1º). Segundo o governo estadual, houve um vazamento de uma adutora de esgoto no local. As causas do acidente, no entanto, ainda não foram confirmadas. Ninguém se feriu.

Cratera aberta em obra do metrô na Marginal Tietê - REUTERS/Carla Carniel - REUTERS/Carla Carniel
Cratera após deslizamento em obra do metrô na Marginal Tietê
Imagem: REUTERS/Carla Carniel

2.fev.2022 - Cratera preenchida com cimento após contenção do acidente - Divulgação/Governo de São Paulo - Divulgação/Governo de São Paulo
2.fev.2022 - Imagem aérea mostra o local da obra da linha 6-laranja do metrô e a cratera, formada pelo acidente, preenchida com cimento
Imagem: Divulgação/Governo de São Paulo

Na própria noite do acidente, rochas foram usadas para começar o preenchimento da cratera. Os reparos foram feitos por 220 funcionários da STM (Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos), Sabesp e Linha Uni, braço da concessionária Acciona, responsável pelas obras da linha 6-Laranja em uma Parceria Público Privada com o governo de São Paulo.

Para completar a cratera, foram usados 4 mil m³ de concreto, o equivalente a 650 caminhões betoneira, segundo nota conjunta divulgada pela STM e pela Sabesp.

Os técnicos também instalaram 200 metros de tapumes na pista local da Marginal Tietê para preservar o local. A ação também visa, segundo a secretaria, "proteger a população, permitir a limpeza do espaço e evitar que a curiosidade de motoristas pelo trabalho das equipes cause lentidão no fluxo de veículos".

1.fez.2022 - Cratera aberta após rompimento de tubulação de esgoto - Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo - Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo
1.fez.2022 - Cratera aberta após rompimento de tubulação de esgoto
Imagem: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo

02.fez.2022 - Cratera com concreto preenchido - Divulgação/Governo de São Paulo - Divulgação/Governo de São Paulo
02.fez.2022 - Cratera com concreto preenchido
Imagem: Divulgação/Governo de São Paulo

De acordo com o governo paulista, a operação foi considerada "bem sucedida" por técnicos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), que foram contratados para descobrir as causas e orientar os trabalhos de correção do acidente.

Além do IPT, o governo estadual informou que montou um comitê para apurar as causas do acidente e trabalhar nos reparos. O Ministério Público e a polícia também investigam o caso.

Projeto de recuperação

Na quarta-feira (2), o governo estadual afirmou que a Acciona vai arcar com os custos do reparo na marginal —uma das principais vias da capital paulista. O valor não foi divulgado.

Na mesma coletiva no Palácio dos Bandeirantes, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli afirmou que a construtora havia apresentado duas soluções para "liberar rapidamente a pista da Marginal Tietê":

  • A instalação de estacas para a contenção da pista.
  • Uma análise para verificar se os reparos feitos entre terça e quarta eram suficientes.

Por fim, hoje foi divulgada a decisão: para as autoridades, não houve necessidade das estacas, a pista central foi liberada para trânsito, e aberta por volta das 17h.

Segundo o governo estadual, as obras do metrô neste trecho permanecem "intactas" e o leito do rio Tietê não foi prejudicado.