Topo

Esse conteúdo é antigo

Mulher leva 'mata-leão' de PM e é arrastada pelo chão após briga na Bahia

Do UOL, em São Paulo

09/02/2022 12h45Atualizada em 09/02/2022 14h57

Uma mulher foi tratada com violência por dois policiais militares durante uma briga em Riachão do Jacuípe (BA). Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o desentendimento entre ela e uma segunda mulher durante uma festa que acontecia na cidade. As duas eram separadas por outros convidados quando os PMs interferiram na situação de forma violenta, com força desproporcional.

Um deles usou a mão para dar um golpe no rosto da mulher agredida, enquanto o segundo policial a pega pela parte de trás do pescoço, sem chance de defesa, e dá um "mata-leão", um tipo de estrangulamento. Ela acaba imobilizada no chão de terra.

Depois que a mulher já está no chão, as imagens mostram que o mesmo policial que aplicou o "mata-leão" coloca o joelho sobre o pescoço da vítima. Ela ainda foi arrastada pelos joelhos pelo chão pelos PMs para fora do círculo de testemunhas, com um dos agentes a segurando apenas pela roupa.

bahia - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

'Excessos'

A Secretaria de Segurança da Bahia comunicou que o secretário Ricardo Mandarino determinou à Corregedoria Geral da SSP "celeridade" na apuração sobre a conduta dos policiais envolvidos na ocorrência.

"Nós não toleramos excessos. Defendemos o uso proporcional da força e não é isso que aparece nas imagens. A SSP está acompanhando o caso de perto para que as medidas legais sejam adotadas", afirmou o titular da pasta do governo estadual.

Em nota, o comando da 90ª CIPM (Companhia Independente da PM), responsável pelos agentes, afirma que instaurou "um procedimento investigatório para apurar a conduta dos policiais militares que atenderam uma ocorrência de briga generalizada na segunda-feira (7), em Riachão do Jacuípe".

Os dois comunicados não deram informações sobre o estado de saúde ou identidade da vítima agredida, que também não foi mencionada nominalmente em vídeos nas redes sociais.