Topo

Esse conteúdo é antigo

Foguetório atribuído ao Comando Vermelho toma a noite de Manaus

Do UOL, em São Paulo

10/02/2022 22h38Atualizada em 10/02/2022 22h38

Moradores de diferentes partes da cidade de Manaus publicaram nas redes sociais vídeos de queima de fogos descentralizada na noite de hoje, atribuída ao Comando Vermelho. Movimentos semelhantes, com uso de fogos de artifício, foram registrados em 2021 e 2020, no mesmo dia 10 de fevereiro. Não há confirmação da polícia, até o momento, de que ação seja de autoria do crime organizado.

De alguns pontos, é possível ver a fumaça emitida pelos artefatos pirotécnicos, de outros, é possível ouvir o barulho emitido pelos fogos, bem como possíveis tiros.

Nos comentários dos vídeos, alguns dos internautas atribuíam a queima de fogos ao suposto aniversário de dois anos da atuação do Comando Vermelho na capital amazonense.

Publicações feitas nas redes sociais mostravam a "convocação" da facção, horas antes, para as 19h (20h no horário de Brasília). "Vamos lá mostra [sic] quem manda em Manaus, sair da frente que o trem tá na pista", diz uma das publicações, assinada por supostos integrantes do grupo.

Em uma suposta circular atribuída ao Comando Vermelho que circula nas redes sociais, o texto menciona que o evento comemoraria os dois anos "pregando o crime de verdade" e "na gestão do Amazonas".

"Venham se unir em suas favelas, ruas, becos e vielas para juntos estarmos soltando fogos pelo motivo de comemoração do CV-AM", diz trecho do suposto comunicado.

O UOL entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas para buscar um posicionamento sobre o foguetório atribuído ao CV, mas não recebeu retorno sobre o assunto até o momento. Este espaço será atualizado tão logo haja manifestação oficial.