Erro de pista e fumaça: Guarulhos tem 2 arremetidas em menos de 24h; veja
Um avião teve que arremeter na manhã de ontem ao chegar na pista do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo. A arremetida é um procedimento em que o piloto retoma o voo após alguma falha ou interferência durante o pouso, e este foi o segundo registrado em um intervalo de apenas dois dias no local (leia mais abaixo).
O voo havia saído do Aeroporto de Curitiba, no Paraná, por volta das 10h11 da manhã, segundo informou o site Radar Box, que mapeia informações aéreas. O avião era um Airbus A321 registrado sob a matrícula PT-XPO.
Em vídeo, publicado pelo canal Golf Oscar Romeo no YouTube, que monitora as atividades dos aeroportos, é possível observar o exato momento de arremeter (em 4h30min15s do vídeo abaixo). Nas cenas, uma fumaça é vista quando o avião consegue tocar o solo da pista.
Segundo informa o piloto ao controlador de tráfego aéreo, a arremetida se deu porque o avião "não estabilizou na aproximação final". Apesar da situação, o voo conseguiu finalmente aterrizar minutos depois.
Piloto erra a pista
Uma situação de arremetida inusitada ocorreu na quarta-feira (9), no mesmo aeroporto. Um Boeing 747 se aproximou da pista errada precisando arremeter a segundos do pouso. As cenas foram gravadas ao vivo pelos canais SBGR Live e Golf Oscar Romeo no YouTube.
Nas cenas, é possível observar que o avião chegava por volta das 23h40 quando o controlador da torre de tráfego aéreo autoriza o pouso na pista 09R. No entanto, o avião se aproxima da pista errada e o controlador reforça o pouso na 09R.
Os pilotos então confirmam e, em seguida, solicitam o procedimento de arremetida, já que estavam próximos da pista errada.
O avião retorna ao ar e é visto pelas câmeras já iniciando a subida.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.