Topo

Esse conteúdo é antigo

Promotora xinga advogados de 'bostas' durante audiência no Paraná; assista

Promotora do MP do Paraná esqueceu microfone ligado em audiência - Reprodução
Promotora do MP do Paraná esqueceu microfone ligado em audiência Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

11/02/2022 18h00Atualizada em 11/02/2022 18h01

A promotora Dunia Serpa Rampazzo, do MP-PR (Ministério Público do Paraná), xingou de "bostas" um grupo de advogados durante audiência na Comarca de Guarapuava. O ataque aconteceu em meio a uma discussão por causa de um questionamento a uma testemunha.

"Esses advogados são uns bostas [sic]", disse, para surpresa dos presentes na audiência.

Os advogados pediram para que a declaração constasse em ata e que fosse encaminhada à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A magistrada que acompanhava a audiência ressaltou que tudo estava sendo gravado.

Em nota ao UOL, a promotora pediu desculpas pelo ocorrido e justifica que o xingamento se deu em um "momento de exaltação".

"A manifestação ocorreu em momento de exaltação e discussão da causa, sem a intenção de ofender os causídicos que participavam do ato, tampouco a classe de advogados, não refletindo sua concepção da referida categoria", afirmou a promotora.

A APMP (Associação Paranaense do Ministério Público) informou ao UOL que a "corregedoria já instaurou sindicância contra a promotora, registrada no âmbito da Corregedoria do MPPR".

OAB repudia declaração

Por meio de nota, a OAB do Paraná e a subseção de Guarapuava repudiaram a declaração da promotora.

"A Sra. Promotora de Justiça, pela própria atividade que desempenha em prol da sociedade, deveria ser a primeira a defender a atuação do profissional da advocacia para a realização da ampla defesa e do contraditório."

As entidades afirmam que vão adotar as "medidas necessárias". "O desagravo aos advogados atingidos pelas ofensas ocorridas na referida audiência serão realizadas no âmbito da Câmara de Defesa das Prerrogativas da OAB-PR."