Topo

Esse conteúdo é antigo

Coral-verdadeira é flagrada vomitando outra cobra: 'Registro raro'

Do UOL, em São Paulo

14/02/2022 09h46Atualizada em 14/02/2022 11h18

Uma cobra coral-verdadeira foi flagrada vomitando uma cobra-d'água em Jaraguá do Sul, no norte de Santa Catarina, após ter sido resgatada próxima a uma residência. O caso ocorreu em janeiro, mas as imagens foram publicadas ontem nas redes sociais pelo biólogo Gilberto Ademar Duwe, da Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente).

Ao UOL, Duwe contou que é comum que cobras regurgitem, mas registrar esse momento é algo mais difícil de acontecer.

Ela tinha acabado de comer, e ela precisa ter um tempo de repouso para fazer digestão. Se ela é perturbada, ela acaba regurgitando esse alimento, até mesmo para fugir mais rapidamente. É algo comum de acontecer caso tenha perturbação, mas um registro desse é bem raro.

Segundo ele, a cobra passou por um estresse ao ser avistada pelos moradores da casa que tentaram afugentá-la.

Eu a peguei, coloquei dentro da caixa. Daí eu ia filmar porque eu vi que a ponta do rabo da outra cobra estava aparecendo. Quando comecei a gravar, ela começou a regurgitar.

Duwe explica que a coral-verdadeira se alimenta de outras cobras. No caso do vídeo, era uma cobra-d'água, porém, ela é capaz de comer até mesmo jararacas. "Elas gostam muito de cobra-d'água e dormideiras, que são duas espécies que não são peçonhentas, mas há registros delas comendo jararacas."

A coral-verdadeira é uma cobra peçonhenta e o veneno dela é considerado o mais letal do Brasil. No entanto, como explica Duwe, o número de acidentes envolvendo o réptil não chega a 1%.

"Apesar dela ter veneno forte, a boca é menor e ela não dá bote. O acidente ocorre quando as pessoas pegam ela na mão", diz.

No país, existem mais de 30 espécies de corais-verdadeiras e elas estão presentes em todo o país, em uma faixa que vai desde o Nordeste até a ponta do Sul.