Topo

Esse conteúdo é antigo

Sucuri com vários machos e briga com jacaré: 5 cobras que intrigaram a web

Do UOL, em São Paulo

12/02/2022 04h00Atualizada em 12/02/2022 12h45

O acasalamento de uma sucuri adulta com vários machos no Rio Formoso, em Bonito (MS), chamou atenção do fotógrafo Daniel De Granville, que compartilhou a cena nesta semana e movimentou as redes sociais. As imagens são consideradas raras, e um acasalamento desta espécie pode resultar em mais de 50 filhotes por gestação.

Apesar do fato inusitado, esta não foi a primeira vez que uma cobra chamou atenção dos humanos pelo comportamento ou até mesmo fisiologia impressionante. Uma cobra de duas cabeças, uma sucuri lutando com jacaré e até mesmo uma pescaria rastejante estão entre cinco momentos inusitados que esses répteis deram o que falar. Veja:

'Cacho' de cobra

cobra - Reprodução/Facebook/Telmo Santos - Reprodução/Facebook/Telmo Santos
"Amontoado" de cobras-verdes é resultado de tática de reprodução de serpentes
Imagem: Reprodução/Facebook/Telmo Santos

Um "cacho" de cobras-verdes em um pé de mexerica foi registrado em Santo Antônio da Patrulha (RS) em janeiro deste ano e virou assunto de uma revista científica especializada na biologia de serpentes. A imagem rodou o mundo e pesquisadores do Instituto Butantan, em São Paulo, publicaram uma nota científica no periódico Herpetological Review explicando que a união das serpentes na árvore frutífera faz parte de uma tática de reprodução de várias espécies de cobras.

Cobra pescadora

cobra - Reprodução/ Arquivo pessoal/ Edmilson José da Silva - Reprodução/ Arquivo pessoal/ Edmilson José da Silva
Cobra é vista saindo de lagoa com peixe na boca após "pescaria", no Norte de Santa Catarina
Imagem: Reprodução/ Arquivo pessoal/ Edmilson José da Silva

Um empresário de Jaraguá do Sul (SC) flagrou um momento inusitado quando estava na chácara do irmão. Edmilson José da Silva, de 49 anos, mostrou que viu uma "pescar" um peixe.

"Não estávamos entendendo o que estava acontecendo, se os peixes estavam se 'suicidando', qual era o problema. Agora, perto do verão, está sendo bem comum a gente avistar essas cobras, que são bem calmas", disse na ocasião Caio Cesar Silva, de 20 anos, sobrinho de Edmilson.

Briga de sucuri com jacaré

cobra - Reprodução/ Instagram/ Kim Sullivan @ksulli16 - Reprodução/ Instagram/ Kim Sullivan @ksulli16
Sucuri tentou estrangular jacaré, mas não resistiu à força do animal e seus mergulhos
Imagem: Reprodução/ Instagram/ Kim Sullivan @ksulli16

Uma enorme sucuri entrou em um embate de cerca de 40 minutos com um jacaré as margens do Rio Cuiabá, no Pantanal Norte, em Mato Grosso. A cena foi registrada pela fotógrafa norte-americana de vida selvagem Kim Sullivan.

"O jacaré ficou debaixo [d'água]. Eu podia ver a ponta do nariz da sucuri lutando para pegar ar. O jacaré subiu ainda contraído pela cobra e depois desceu novamente por um longo tempo. Desta vez voltou livre, e não vimos a cobra", disse Sullivan ao jornal britânico Daily Mail.

Maior que qualquer pessoa

cobra - Reprodução/Twitter/CGTN - Reprodução/Twitter/CGTN
A cobra encontrada pelos guardas era tão grande que foram necessários 7 homens para suspendê-la
Imagem: Reprodução/Twitter/CGTN

Não é apenas no Brasil que as cobras protagonizam momentos instigantes. Na Indonésia, uma cobra píton com aproximadamente 9 metros de comprimento e pesando cerca de 100 kg foi capturada por guardas florestais nas proximidades de um vilarejo, em Kampar, em setembro do ano passado. O animal é dois metros mais longo do que o normalmente verificado nos maiores indivíduos adultos da espécie e foram necessários 7 pessoas para suspendê-la.

A píton-reticulada (python reticulatus) é uma espécie encontrada no Sudeste da Ásia. É a segunda maior cobra do mundo e considerada a mais longa, da ponta à cauda. É considerada também uma das três mais pesadas.

Duas cabeças, duas presas

cobra - Reprodução - Reprodução
Cobra de duas cabeças é vista engolindo dois ratos ao mesmo tempo nos EUA
Imagem: Reprodução

Nos Estados Unidos, uma cobra com duas cabeças foi gravada engolindo dois ratos ao mesmo tempo. A cena ocorreu no zoológico de Michigan e foi compartilhada pelo especialista em répteis Brian Barczyk, que trabalha no local. O animal é uma cobra real californiana com uma mutação rara e tem quatro anos, segundo Barczyk explicou à Newsweek.

Ela é considerada "raríssima", uma vez que poucas sobrevivem até a fase adulta, pois podem brigar por alimentos.