Topo

Chuvas em Petrópolis: Não podemos culpar só a natureza, diz meteorologista

Colaboração para o UOL

16/02/2022 19h05

Em entrevista ao UOL News da noite de hoje, Josélia Pegorim, meteorologista do Climatempo, afirmou que não se pode culpar somente a natureza pelas fortes chuvas que atingiram Petrópolis, deixando ao menos 78 pessoas mortas.

Durante a entrevista, a especialista foi questionada se esses eventos extremos têm a ver com o aquecimento global.

Ela afirmou que é "inegável" que o aquecimento global está acontecendo, mas não dá para colocar todo e qualquer evento na conta disso.

Josélia disse ainda que não acredita que a tragédia que aconteceu na região serrana do Rio de Janeiro se deve ao aquecimento global.

"Essa é uma região que tem histórico enorme de desastres naturais. Até quando vamos continuar culpando pura e simplesmente a natureza? Fizemos a lição de casa? Porque não vai ser a última vez que a região que tem uma geografia muito favorável vai ter chuva intensa", avaliou ela.

Além disso, explicou, a proximidade da região serrana com o mar é um fator determinante para gerar tragédias como a que ocorreu ontem.

A forte chuva ocasionou deslizamentos de encostas, alagamentos e correntezas fortes que arrastaram carros nas ruas em diversos pontos da cidade. A Prefeitura de Petrópolis decretou estado de calamidade pública.