Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo: Elefante-marinho é flagrado em praia de Ubatuba (SP)

Elefante-marinho apareceu em praia de Ubatuba - Paulo Blac/Reprodução de Vídeo/Facebook
Elefante-marinho apareceu em praia de Ubatuba Imagem: Paulo Blac/Reprodução de Vídeo/Facebook

Do UOL, em São Paulo

04/03/2022 22h47Atualizada em 04/03/2022 22h47

Moradores de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, registraram a aparição de um elefante-marinho na praia Saco da Ribeira na tarde de hoje.

Em vídeos divulgados nas redes sociais, é possível ver o animal deitado na areia e cercado por banhistas. "Ele arranca um pedaço, não é para chegar perto não, que ele morde", afirma o autor do vídeo.

Também em publicação nas redes, o autor das imagens, Paulo Blac, afirmou que membros do Instituto Argonauta foram chamados ao local para fazer o resgate do bicho.

Em comunicado nas redes sociais, a organização afirmou que o bicho era um macho jovem e dócil, que aparentava bom estado de saúde e procurava "um local tranquilo para sair, descansar e fazer a "muda", ou seja: renovar sua pele e pelos".

Os argonautas também informaram que o bicho estava sendo monitorado e pediu que os banhistas não se aproximassem nem importunassem o animal, que pode se tornar agressivo caso se sinta ameaçado.

Aparições marítimas em Ubatuba

Esta não é a primeira vez que um animal marítimo é registrado na costa de Ubatuba nos últimos meses. Em novembro, dois incidentes foram registrados na cidade.

O primeiro deles foi com um turista francês mordido na praia de Lamberto por um peixe não identificado e o segundo com uma idosa de 79 anos que estava na Praia Grande e foi mordida por um tubarão. Os dois tiveram apenas ferimentos leves.

Em resposta, o Instituto Argonauta afirmou que os casos de aparições do tipo crescem em todo o mundo por causa do maior número de humanos no planeta e por causa de mudanças climáticas.