Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia de SP realiza operação contra trabalho escravo; oito são libertados

Polícia Civil fez operação contra trabalho escravo no bairro Bom Retiro, em SP - Divulgação/Polícia Civil
Polícia Civil fez operação contra trabalho escravo no bairro Bom Retiro, em SP Imagem: Divulgação/Polícia Civil

Do UOL, em São Paulo

18/03/2022 10h13Atualizada em 21/03/2022 14h59

A Polícia Civil deflagrou hoje uma operação contra o trabalho análogo à escravidão no bairro Bom Retiro, na região central de São Paulo. Oito imigrantes bolivianos, que trabalhavam até 14 horas por dia numa confecção e ficavam 24 horas no local de trabalho, foram libertados.

A Operação Andrápodon foi acompanhada pelo governador João Doria (PSDB). Duas pessoas responsáveis pela confecção foram presas por tráfico de pessoas e organização criminosa.

Segundo a polícia, as vítimas dormiam ao lado da máquina de costurar. Os oito imigrantes serão acolhidos e o governo oferecerá cursos de capacitação, informou o secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa.

São três etapas: a primeira inicia hoje, que é a etapa do acolhimento. A segunda é um trabalho já relacionado à capacitação. Essas pessoas farão cursos de português, profissionalizantes, que é um trabalho de inclusão social e profissional. E vem junto o trabalho de regularização.
Secretário de Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa

Desde 2019, o governo de São Paulo recebeu 37 denúncias de possíveis casos de tráfico de pessoas, trabalho análogo à escravidão, adoção ilegal, exploração laboral da prostituição e exploração sexual e de desaparecimento, segundo dados do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Das 37 denúncias, 12 resultaram em forças-tarefas com o resgate de 206 vítimas.

Em 2021, o governador João Doria aprovou o Plano Estadual para Erradicação do Trabalho Análogo à Escravidão. "Hoje eu quis acompanhar esse movimento que tem sido feito de resgate de pessoas, que infelizmente vivem em condição subumana, condições sem dignidade. São verdadeiros escravos".

Fiquei com muita pena, muito sensibilizado, porque essas pessoas estão lutando pela sua sobrevivência, mas em uma condição absolutamente subumana.
Governador de São Paulo, João Doria (PSDB)

A operação foi realizada pela Secretaria de Justiça e Cidadania, por meio do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de São Paulo, e da Polícia Civil, com agentes do Departamento de Operações Policiais Estratégicas e da 1ª Delegacia Seccional da Capital.

  • Veja as notícias do dia no UOL News com Fabíola Cidral: