Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo: Biólogo registra momento raro em que jacaré tenta sair de ovo no ES

Biólogo registrou momento no qual jacaré começa a sair de ovo no ES - Fernando Paulino/Projeto Caiman/Divulgação
Biólogo registrou momento no qual jacaré começa a sair de ovo no ES Imagem: Fernando Paulino/Projeto Caiman/Divulgação

Lorena Barros

Do UOL, em São Paulo

20/03/2022 04h00

O biólogo de um projeto de monitoramento de jacarés papo-amarelo na cidade de Serra, localizada na Grande Vitória, no Espírito Santo, registrou, na manhã da última sexta-feira (18), o raro momento em que o animal da espécie sai de dentro de um ovo durante a vistoria em um ninho.

Fernando Paulino fazia parte de uma equipe do Projeto Caiman que monitorava ninhos dentro do terreno da empresa de aço Arcelormittal Tubarão, considerada pelos especialistas como um dos maiores pontos de preservação da espécie no Espírito Santo.

"A gente encontrou esse rapaz nascendo no monitoramento de um ninho. É uma coisa muito rara de se acontecer, da gente trabalhar com o animal e pegar ele no momento em que está nascendo. A gente ficou muito feliz", conta em entrevista ao UOL.

O especialista, que fez um curto vídeo de 15 segundos mostrando o bicho tentando sair do ovo, explica que os jacarés "furam" o ovo com uma espécie de dente falso desenvolvido nos focinhos deles nos primeiros dias de vida.

"Esse é um comportamento natural da espécie. No monitoramento, a gente tenta influenciar o mínimo possível no desenvolvimento dos ovos, então a gente mexe pouco, por isso só fiz esse registro", explica.

O coordenador do Projeto Caiman, Yhuri Nóbrega, explicou que o grupo faz o monitoramento dos jacarés desde o ciclo reprodutivo da fêmea, passando pelo momento em que elas colocam os ovos até o desenvolvimento dos filhotes.

"O jacaré de papo amarelo é uma espécie reconhecida pela sociedade como chave para a conservação das florestas e dos corpos d'água. Protegendo os jacarés, a gente protege todo o ecossistema onde a gente vive", afirmou em conversa como UOL.

Jacarés do papo-amarelo estão em risco de extinção no Brasil [Imagem de arquivo] - Leonardo Merçon/Projeto Caiman/Reprodução - Leonardo Merçon/Projeto Caiman/Reprodução
Jacarés do papo-amarelo estão em risco de extinção no Brasil [Imagem de arquivo]
Imagem: Leonardo Merçon/Projeto Caiman/Reprodução

O sexo dos jacarés de papo-amarelo é determinado de acordo com a temperatura do ninho: machos costumam nascer quando os ovos são conservados em temperaturas acima dos 33 °C, as fêmeas, por sua vez, quando há uma variação entre 29 °C e 31 °C. O animal está em risco de extinção no Brasil.

O período reprodutivo da espécie vai de outubro a março e os ovos ficam incubados entre 65 e 90 dias. Segundo o biólogo Fernando Paulino, uma ninhada pode ter entre 10 e 50 filhotes, mas a média do monitoramento dentro da Arcelormittal Tubarão é de 30 ovos por ninho.