Topo

Esse conteúdo é antigo

Buraco Azul é fechado após morte de turista; namorada desabafa: 'Tá doendo'

Uilgner dos Santos Rodrigues, 30, morreu ao se afogar no Buraco Azul, atração turística do Ceará - Reprodução/Instagram
Uilgner dos Santos Rodrigues, 30, morreu ao se afogar no Buraco Azul, atração turística do Ceará Imagem: Reprodução/Instagram

Maurício Businari

Colaboração para o UOL, em Santos

22/03/2022 15h13

Após a morte de um turista de São Paulo por afogamento, a atração turística conhecida como Buraco Azul, que fica no município de Cruz, no litoral do Ceará, foi fechada por tempo indeterminado. A prefeitura ainda estuda as medidas que serão tomadas após o acidente.

O técnico de manutenção de equipamentos Uilgner Rodrigues, 30, que estava passando as férias no Ceará com a namorada, Bianca Carvalho, morreu após se afogar em uma lagoa artificial conhecida como Buraco Azul. Ele morava no Guarujá, no litoral de São Paulo.

O secretário de Meio Ambiente, Turismo, Indústria e Comércio, Marcelo Brandão Pessoa, informou hoje ao UOL que a atração turística foi fechada por tempo indeterminado após o acidente envolvendo o turista. "Estamos estudando as medidas que serão tomadas. Ainda não concluímos o relatório de como vai ficar a situação do local".

Bia Carvalho postou em seus stories homenagens e declarações de amor ao companheiro  - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Bia Carvalho postou em seus stories homenagens e declarações de amor ao companheiro
Imagem: Reprodução/Instagram

A tragédia, ocorrida no início da tarde de ontem, provocou comoção entre os frequentadores do local. Turistas que estavam presentes culpam a falta de infraestrutura e as precárias condições de atendimento de emergência à morte do rapaz.

Entre eles, o ator Bruno Miranda, conhecido pelo personagem Borat, de Amor e Sexo, que estava visitando o local com a esposa, Mariana, e contou que tentou socorrer o rapaz. Bruno afirma que o local não contava com cilindros de oxigênio, ambulância ou qualquer outro veículo de transporte para o caso de emergências.

Uma amiga que acompanhava o casal em férias conta que Rodrigues não pulou da plataforma de mergulho, como algumas testemunhas alegam. Ela disse ao UOL que ele estava apenas nadando na lagoa quando, de repente, começou a gritar por socorro.

"Ele estava brincando, dizendo que ia imitar um nadador famoso. De repente, ele se virou para nós e gritou por socorro. Começamos a gritar também para chamar a atenção dos salva-vidas", disse a amiga. "Não sabemos se ele passou mal ou teve uma cãimbra".

Rodrigues afundou na lagoa cujas águas, pela presença alta de elementos calcários na areia, são muito turvas, apesar da coloração azul-turquesa. Por causa disso, os salva-vidas e turistas que estavam no local tiveram muita dificuldade para encontrá-lo. O resgate levou mais de 20 minutos e o turista já chegou sem vida à UPA de Jericoacoara.

Prefeitura estuda medidas

O Buraco Azul é uma espécie de lagoa que surgiu após uma escavação para retirada de areia e barro utilizados na construção da rodovia CE-182. Com as fortes chuvas que caíram sobre a região em 2019, a água acumulou na cratera e o local virou atração por conta de sua cor.

Em um comunicado publicado no Facebook, a empresa Restaurante Buraco Azul, que explora o local, lamentou a morte do turista. E afirmou que a equipe de segurança aquática do estabelecimento teria realizado, de forma imediata, todo socorro e atendimento à vítima.

"Devido ao ocorrido, estaremos fechados nos próximos dias, divulgaremos uma data de abertura em breve. A empresa Buraco Azul Caiçara lamenta a fatalidade e, neste momento de dor, está prestando todo apoio e solidariedade à família e principalmente à companheira Bianca Carvalho, que o acompanhava".

Homenagens e despedida nas redes

Amigos e familiares prestaram nas redes sociais sua solidariedade a Bianca pela morte do companheiro. Ela também postou vários stories no Instagram, com imagens recentes feitas pelo casal durante sua viagem de férias ao Ceará. Em uma das imagens, tiradas dentro do avião, ela escreveu a legenda:

"Eu queria dividir a vida com você, mas te agradeço por ter me escolhido para estar junto com você na realização de um sonho e termos vivido um amor lindo. Hoje seria o nosso dia 22. Tá doendo, cara".

A tia de Bianca, Pri Lage, tentou enviar, por meio de stories, um pouco de conforto para a sobrinha, que ainda permanece no Ceará para tratar dos trâmites da liberação e transporte do corpo de Rodrigues.

"Meu amor, queria eu poder tirar essa dor de você. Queria eu prever o que iria acontecer e avisaria para não ir. Queria eu poder te dar o colo agora e dizer que ele vai voltar e ficará tudo bem. Fica bem, minha princesa, estamos com você".