Topo

Esse conteúdo é antigo

Ossadas em carro achado em rio de Olímpia são de eletricistas desaparecidos

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)

06/04/2022 19h49Atualizada em 06/04/2022 19h53

As ossadas humanas que estavam dentro de um carro encontrado no rio Cachoeirinha, em Olímpia, município a 436 km de São Paulo, são dos eletricistas Rodrigo Alonso Lopes, 28, e Janielson Daniel Adelino, 20. O veículo foi localizado em julho do ano passado após sete anos do desaparecimento dos eletricistas.

A identificação dos ossos como sendo dos dois homens foi feita após o Instituto de Criminalística realizar exames de DNA. O material genético de familiares das duas vítimas foi usado e comparado. O laudo ficou pronto ontem.

Segundo o delegado Marcelo Pupo, que cuida das investigações, apesar da identificação das vítimas, o caso ainda não será encerrado.

"Agora, precisamos saber, através do laudo do IML (Instituto Médico Legal), se existe qualquer sinal de violência na ossada encontrada, principalmente na calota craniana. Assim, poderemos saber se houve violência contra as vítimas ou se o carro caiu no rio por acidente", explica o delegado.

Com a identificação, os ossos de Rodrigo e Janielson foram liberados para serem sepultados pelos familiares.

rio - Divulgação - Divulgação
Bombeiros encontraram ossadas em rio onde veículo estava submerso até o nível baixar por causa da estiagem (Arquivo)
Imagem: Divulgação

Identificação após 7 anos

As ossadas dos eletricistas foram encontradas depois que o nível da água do rio Cachoeirinha baixou, devido à estiagem, e deixou o carro em que eles estavam à mostra. Um homem que pescava sobre uma ponte avistou o veículo e chamou a Polícia Militar.

Ao retirarem o automóvel da água, os bombeiros encontraram um crânio e carcaça de corpos em decomposição. Essa foi a primeira pista sobre o caso em sete anos.

Depois disso, mergulhadores do Corpo de Bombeiros vasculharam a área e encontraram mais ossos humanos submersos no rio.

Um inquérito foi instaurado para descobrir se o material realmente era de Rodrigo e Janielson.

Desaparecimento em 2014

Os homens trabalhavam juntos como eletricistas. Segundo as famílias, eles desapareceram após irem a um rancho em uma região conhecida como Cachoeirinha, em Olímpia (SP), em junho de 2014.

Na época do desaparecimento, a noiva de Rodrigo chegou a registrar um boletim de ocorrência em uma delegacia de Barretos, também no interior paulista.

Ela contou na ocasião que o noivo e o colega de trabalho desapareceram depois de visitarem um rancho. Desde então, os dois nunca foram vistos.