Botos são flagrados brincando com jacaré-açu de 5 metros; veja o vídeo
Dois botos-cor-de-rosa foram flagrados brincando com a cauda de um jacaré-açu no rio Itaporá, no sul de Roraima. O vídeo foi gravado em 1º de novembro.
O que aconteceu
Imagens mostram botos seguindo o jacaré-açu, o maior do mundo, que pode chegar a 5 metros. Um deles acompanha o movimento do jacaré, e o outro brinca com a cauda, tentando morder.
Vídeo foi feito por turista que visitava a região. O biomédico Jhonatha Barros contou ao UOL que filmou os botos a pedido da filha Mariana, de 8 anos. "Fui para uma pescaria com três amigos e ela pediu para eu fazer imagens do boto. Eu gosto muito de natureza, tirar fotos e comprei um drone para fazer essas imagens. Foi a primeira vez que levei o drone", explicou. "Já no último dia de pescaria, a gente parou em um lugar para pegar iscas e subi o drone quando vi a movimentação dos botos. Foi quando percebi que começaram a seguir o jacaré".
Biólogo diz que os botos não correram perigo. "É um ambiente onde as duas espécies coexistem em uma determinada harmonia. Entre eles há sinais que eles entendem o que pode fazer e acontecer. Nesse sentido, o boto não está sofrendo ameaça alguma desse jacaré e o jacaré não é uma ameaça para ele", afirmou Ricardo Freitas, biólogo e presidente do Instituto Jacaré.
É raro um jacaré predar boto. A dieta dos dois animais é baseada principalmente em peixes, que existem em fartura no ambiente amazônico.
Uma vez que os jacarés estão alimentados, não tem por que ser agressivo. A gente tem aquela imagem de que, por ser um jacaré, é um animal extremamente perigoso, ataca, violento, agressivo. Não, não é isso. Se você está um predador, está farto de alimento, está saciado, não tem por que você estar atuando 100% do dia, 24 horas como predador.
Biólogo Ricardo Freitas
Parecia que o jacaré não estava incomodado com a presença do boto ali. Aparentemente, o boto estava brincando com ele. É uma imagem bem inusitada.
Jhonatha Barros
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.