Veja a lista de vítimas do acidente de ônibus que deixou 18 mortos em AL

O IML (Instituto Médico Legal) identificou 16 dos 18 mortos do acidente com ônibus que caiu de uma ribanceira em União dos Palmares (AL) neste domingo (24).

O que aconteceu

As vítimas tinham entre 5 e 84 anos. O ônibus havia saído de União dos Palmares e subia a serra para que os passageiros participassem das atividades do projeto Pôr do Sol Cultural quando o acidente ocorreu.

Os 16 corpos identificados já foram liberados para sepultamento. Os outros dois, de um homem idoso e de uma mulher, aguardam a chegada de familiares para concluir o processo de identificação.

Os corpos das duas vítimas restantes passaram pelo exame de necropapiloscopia, ou seja, de impressões digitais. No entanto, o IML informou que não foi encontrada nenhuma informação no arquivo civil do Instituto de Identificação sobre elas.

Veja lista de vítimas

  1. Maitê Francine Romão da Silva, 5 anos
  2. Jobson Gabriel Lima dos Santos, 9 anos
  3. Pedro Henrique Américo da Silva Filho, 14 anos
  4. Andrielly Rafaella de Santana da Silva, 14 anos
  5. Heloíse Ferreira da Silva, 21 anos
  6. Saulo Hermínio da Silva, 24 anos
  7. Antoniele Fernanda Américo da Silva, 31 anos
  8. Maria Joselani da Silva Lima Santos, 32 anos
  9. Thamires Caroline da Silva, 35 anos
  10. Ivone Clemente da Silva, 37 anos
  11. Linelenes Florêncio dos Santos, 38 anos
  12. Josefa Marcelino, 45 anos
  13. Luciano de Queiroz Araújo,47 anos
  14. Lourinete Figueiredo Batista, 53 anos
  15. Rosimeire Barros da Silva, 54 anos
  16. Alaide Tereza de Jesus, 84 anos
Vítimas de acidente da esquerda para direita: Antoniele Fernanda Américo da Silva, Saulo Hermínio da Silva, Josefa Marcelino e Andrielly Rafaella de Santana da Silva
Vítimas de acidente da esquerda para direita: Antoniele Fernanda Américo da Silva, Saulo Hermínio da Silva, Josefa Marcelino e Andrielly Rafaella de Santana da Silva Imagem: Reprodução / Redes Sociais
Vítimas do acidente. Da esquerda para direita: Maria Joselani da Silva Lima Santos, Ivone Clemente da Silva e Maitê Francine Romão da Silva
Vítimas do acidente. Da esquerda para direita: Maria Joselani da Silva Lima Santos, Ivone Clemente da Silva e Maitê Francine Romão da Silva Imagem: Reprodução / Redes Sociais
Da esquerda para a direita: Jobson Gabriel Lima dos Santos, Linelenes Florêncio dos Santos e Lourinete Figueiredo Batista
Da esquerda para a direita: Jobson Gabriel Lima dos Santos, Linelenes Florêncio dos Santos e Lourinete Figueiredo Batista Imagem: Reprodução/Instagram
Continua após a publicidade

Entenda o caso

O acidente ocorreu em área de difícil acesso, mobilizando grande operação de resgate. O ônibus saiu de União dos Palmares e subia a serra para que os passageiros participassem das atividades do projeto Pôr do Sol Cultural, no parque memorial Quilombo dos Palmares.

Em um determinado ponto da estrada, o motorista perdeu a direção e o ônibus desceu uma ribanceira na Serra da Barriga, patrimônio histórico ligado à luta negra no Brasil. O Corpo de Bombeiros destacou equipes terrestres e aéreas para o local, com 29 agentes.

A operação mobilizou diversas unidades de resgate. Foram enviadas duas viaturas de autorresgate, duas de autossalvamento, três unidades de suporte básico, três de suporte avançado e um helicóptero aeromédico. A Tenente-coronel Elaine Monteiro, coordenadora do programa Salva Mais de Alagoas, afirmou que o Corpo de Bombeiros foi acionado às 14h47 para atender à ocorrência.

O ônibus havia saído de União dos Palmares com 40 passageiros, que iriam observar o por do sol do alto da serra
O ônibus havia saído de União dos Palmares com 40 passageiros, que iriam observar o por do sol do alto da serra Imagem: Erick Guedes

Ônibus era terceirizado e estava com todas as vistorias em dia. O veículo passou por inspeção recente, "realizada poucos dias antes do ocorrido", informou a prefeitura de União dos Palmares. Em nota, a prefeitura disse ainda que "todas as circunstâncias do ocorrido estão sendo rigorosamente investigadas, para que as responsabilidades sejam devidamente esclarecidas".

Continua após a publicidade

A Polícia Civil abriu neste domingo (24) inquérito para investigar o acidente. A investigação será conduzida pela Delegacia Regional de União dos Palmares, sob comando do delegado Guilherme Iusten.

Em nota, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, lamentou o acidente e afirmou ter solicitado mobilização total do estado no atendimento da emergência:

Recebi com extrema tristeza a notícia da tragédia ocorrida em União dos Palmares, que tirou vidas e deixou muitas pessoas feridas. Determinei a total mobilização do Estado, com equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU e toda a estrutura de saúde atuando no socorro às vítimas, que já estão sendo atendidas na UPA de União e no Hospital Regional da Mata. Neste momento de imensa dor, o Governo de Alagoas decreta luto oficial por três dias em respeito às vidas perdidas e manifesta total solidariedade às famílias e amigos das vítimas.
Paulo Danta

Governo também lamenta as mortes. Em nota nesta segunda-feira (25), o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania disse que, "com profundo pesar", lamentava o falecimento de crianças, jovens, adultos e idosos que estão entre as vítimas. A pasta informou que a ministra, Macaé Evaristo, externou solidariedade aos familiares e amigos dos falecidos: "A região é de grande importância na história do Brasil por ter sido o local do Quilombo dos Palmares. Tristeza enorme com essa tragédia", declarou nas redes sociais.

Deixe seu comentário

Só para assinantes