Raiva humana: MG investiga morte e caso suspeito de adolescentes de 12 anos
A morte de um adolescente de 12 anos em um hospital de Teófilo Otoni, em Minas Gerais, por suspeita de raiva humana é investigada pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais).
De acordo com o órgão, o garoto que morreu na segunda-feira (4) morava em Bertópolis. Ele chegou a ser transferido de cidade para receber tratamento em um hospital. Ainda não há confirmações laboratoriais sobre a causa do falecimento.
Além do caso do adolescente que morreu, outra suspeita da doença é investigada em um segundo adolescente, que também tem 12 anos. O menino está internado com estado de saúde estável em um hospital de Belo Horizonte, mas a SES não detalhou se há ligação entre os casos.
Segundo a SES-MG, "amostras biológicas do paciente já foram coletadas e serão encaminhadas para os laboratórios de referência". A identidade da vítima não foi revelada.
O órgão ainda informou que já notificou o caso suspeito ao Ministério da Saúde e está investigando o local de ocorrência da exposição "com busca ativa de pessoas que tiveram contato com o caso suspeito e encaminhamento para atendimento médico profilático".
Além disso, a SES-MG também já iniciou uma campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos da região onde o paciente foi afetado, visando um bloqueio focal da doença.
O último caso de raiva humana registrado em Minas Gerais ocorreu em 2012, no município de Rio Casca (MG).
O UOL tentou entrar em contato com a prefeitura de Teófilo Otoni por mensagem, e-mail e telefone e não recebeu retorno sobre o assunto até o momento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.