Topo

Esse conteúdo é antigo

Prepare-se: Semana começa com calor, mas terá queda brusca nos termômetros

Pedestres e protegem de chuva em São Paulo (SP) - RENATO S. CERQUEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
Pedestres e protegem de chuva em São Paulo (SP) Imagem: RENATO S. CERQUEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

11/04/2022 04h00

A semana começa com alerta para potenciais temporais em São Paulo e termina com uma significativa queda de temperatura no estado. Segundo a Climatempo, uma frente fria se aproxima amanhã provocando chuvas com forte intensidade até a quarta-feira (13).

As temperaturas devem diminuir a partir de sexta-feira (15), quando a máxima para a capital cai para 17ºC, com mínima de 15ºC.

Entre hoje e quarta-feira (13), as máximas oscilam entre 30ºC e 29ºC. As mínimas, por sua vez, não devem ser menores que 19ºC durante o período. O calor somado com a alta umidade do ar e a baixa pressão atmosférica na costa do estado ajudam a provocar instabilidades na região.

Até sábado (16), as chuvas devem persistir na região. No entanto, elas vão enfraquecendo a partir de quarta-feira (13).

De acordo com a Climatempo, as chuvas ocorrem devido à umidade que vem do mar.

No fim de semana, as mínimas oscilam entre 14ºC e 16ºC e as máximas entre 20ºC e 19ºC, no sábado (16) e domingo (17), respectivamente.

Apesar do frio, que vem na retaguarda da frente fria, as temperaturas devem voltar a subir nos dias seguintes. Na segunda-feira (18), as temperaturas máximas se elevam gradualmente, com a possibilidade dos termômetros registrarem até 22ºC no primeiro dia útil da semana. Não há previsão de chuvas intensas.

Temperaturas também caem em outras capitais

A mudança no tempo também será sentida em outras capitais do Sul e Sudeste. Em Florianópolis, a semana terá mínimas de 20ºC e 21ºC, mas a temperatura pode despencar para 14ºC já na quinta-feira (14). No sábado (19), a mínima é de 14ºC e a máxima de 19ºC, enquanto no domingo a mínima pode chegar até 13ºC. O fim de semana na capital catarinense será marcado por bastante chuva, que só dará trégua na próxima segunda-feira (18).

Em Porto Alegre, a mínima também cai para 14ºC na quinta-feira (14), após dias com temperaturas acima dos 18ºC. O fim de semana também será chuvoso.

Já em Belo Horizonte, a semana começa com máximas em torno dos 29ºC e termina com temperaturas oscilando entre 16ºC e 20ºC no sábado (16). O tempo permanece chuvoso nesta semana e nos próximos dias.