Petrópolis faz alerta à população após uma morte e 19 casos de leptospirose
A Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis emitiu hoje um alerta para população sobre casos de leptospirose na cidade. O órgão afirmou que, desde o início do ano, há 19 casos confirmados e um óbito registrado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde.
"Há ainda 112 casos suspeitos aguardando o resultado de exame do LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública). Temos reforçado os alertas, principalmente, por conta das chuvas que atingiram a cidade nos dias 15 de fevereiro e 20 de março. Isso porque, os sintomas podem aparecer até 30 dias depois do contato com a água e lama das enchentes", diz o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.
Segundo ele, a orientação é a de que as pessoas busquem atendimento médico assim que houver sinais de suspeita da doença. Entre os sintomas, estão a febre, dores no corpo e na cabeça. A infecção pela bactéria que causa a doença se dá com a exposição direta ou indireta de uma pessoa à urina de animais infectados por meio da água, solo ou alimentos.
"No caso de aparecimento dos sintomas, a pessoa deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa, Pronto Socorro ou hospitais para avaliação médica, pois não existe vacina contra a leptospirose", orienta a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Alessandra Sauan.
Em fevereiro, um forte temporal atingiu a cidade deixando ao menos 233 mortos. As chuvas provocaram alagamentos, inundações e deslizamentos em vários pontos e município decretou estado de calamidade pública.
Na ocasião, foram registrados cerca de 260 mm de precipitação em um período de apenas seis horas. A Defesa Civil informou que choveu mais do que o previsto para todo o mês em um único dia.
No mês seguinte, a história se repetiu. Outro temporal atingiu a cidade serrana, deixando ao menos 5 mortos. No dia, Petrópolis recebeu toda a chuva esperada para o mês de março em apenas duas horas e meia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.