Topo

Esse conteúdo é antigo

Capitais podem ter recorde de frio no ano na chegada da Páscoa

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/04/2022 13h28

Uma massa de ar frio deve alcançar a região Sul do Brasil a partir de hoje (12) e chegar ao estado de São Paulo. Às vésperas do feriado de Páscoa, a frente fria deve atingir grande parte do Sudeste e promete pancadas de chuva. Estima-se que várias capitais podem registrar novos recordes de frio para este ano, que poderão ser de menor temperatura mínima e menor temperatura máxima.

De acordo com o Climatempo, a frente fria avança sobre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Para o Sudeste, o feriado de Páscoa deve ser celebrado sob uma clima com muita nebulosidade e condições de chuva na maior parte dos estados. Fortes temporais e queda de temperatura devem acontecer sobre muitos municípios do estado do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro entre quinta-feira (14) e a sexta-feira santa (15).

No norte e leste do estado de São Paulo, o feriado também contará com queda de temperatura e chuvas ocasionais, porém amenas.

Por outro lado, alguns municípios da Grande São Paulo devem desfrutar de um dia frio e úmido, enquanto os habitantes da região oeste do estado podem se deparar com temperaturas mais elevadas.

As temperaturas na capital paulista devem diminuir a partir de sexta-feira (15), quando a máxima para a capital cai para 17ºC, com mínima de 15ºC. No fim de semana, as mínimas oscilam entre 14ºC e 16ºC e as máximas entre 20ºC e 19ºC, no sábado (16) e domingo (17), respectivamente.

No sábado (16), grandes volumes de chuva podem cair sobre o oeste e norte de Minas Gerais e Espírito Santo. Mas, a queda da água será mais fraca nos litorais do Rio de Janeiro e de São Paulo. Em outras áreas do leste do estado de SP e também do interior fluminense, o dia será com períodos de sol e muitas nuvens.

Já no domingo de Páscoa, a previsão é de um dia de sol em quase todas as áreas da região Sudeste, especialmente no leste de São Paulo e interior do Espírito Santo. Mas a nebulosidade e chuva a qualquer hora podem chegar aos litorais paulista, fluminense e capixaba.

O que acontecerá no Sul

A terça-feira no Rio Grande do Sul será de temperatura elevada e ar úmido em muitas regiões do estado, mas pode contar também com instabilidades e precipitação devido ao avanço de uma frente fria, segundo informações do site Metsul.

Os maiores índices de chuva são esperados para o noroeste do Rio Grande do Sul e devem alcançar também o oeste de Santa Catarina e alguns municípios do Paraná. A partir de amanhã, a massa de ar frio vai se deslocar entre o oeste e sul gaúchos, provocando não apenas queda de temperatura, como também a presença de sol em muitos locais. Essa mesma condição deve permanecer ao longo da quinta-feira.

No entanto, a Sexta-Feira Santa começará com uma manhã de frio intenso em quase todas as cidades gaúchas, com mínimas em torno de 5º C, mas com a possibilidade das condições térmicas ficarem abaixo de zero, contando com a formação de geadas. Apesar do ar seco e frio predominar no fim de semana, o domingo de Páscoa terá um clima mais ameno a partir da tarde.

Em Porto Alegre, a mínima cai para 14ºC na quinta-feira (14), após dias com temperaturas acima dos 18ºC. O fim de semana também será chuvoso.

Em Florianópolis, a semana terá mínimas de 20ºC e 21ºC, mas a temperatura pode despencar para 14ºC já na quinta-feira (14). No sábado (19), a mínima é de 14ºC e a máxima de 19ºC, enquanto no domingo a mínima pode chegar até 13ºC

Veja alguns dos recorde do ano e quando eles podem ser batidos, segundo a Climatempo.

Porto Alegre (RS)
Menor mínima: 10,6°C (1/4)
Menor máxima: 21,2°C (31/3)
Pode ter novo recorde entre os dias 13 e 15

Florianópolis (SC)
Menor mínima: 15,7°C (1/4)
Menor máxima: 21,8°C (1/4)
Pode ter novo recorde entre os dias 14 e 16

Curitiba (PR)
Menor mínima: 10,6°C (1/4)
Menor máxima: 15,6°C (1/4)
Pode ter novo recorde entre os dias 15 e 16

São Paulo (SP)
Menor mínima: 15,7°C (22/3)
Menor máxima: 20,8°C (1/4)
Pode ter novo recorde entre os dias 15 e 16

Rio de Janeiro (RJ)
Menor mínima: 19,1°C (22/3)
Menor máxima: 24,9°C (9/1)
Pode ter novo recorde no dia 15

Belo Horizonte (MG)
Menor mínima: 16,7°C (22/3)
Menor máxima: 21,8°C (9/1)
Pode ter novo recorde no dia 16

Outras regiões

Durante o feriado prolongado, o clima úmido e quente vai tomar conta de muitos territórios do Centro-Oeste, indica o Climatempo. Contudo, o Mato Grosso do Sul enfrentará uma massa de ar frio de origem polar ao longo da sexta-feira, e o aumento da temperatura no período da tarde será fraco. Momentos de sol e pancadas de chuva acontecerão principalmente à tarde e à noite nos demais estados da região. Mas no Norte de Mato Grosso e de Goiás, pode chover a qualquer hora do dia e há risco de chuva forte.

No domingo, são esperadas pancadas de chuva e nebulosidade no Mato Grosso. E o predomínio do Sol e calor serão sentidos em várias áreas do Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul, embora haja risco de chuva durante a tarde nesses locais.

Já no Nordeste, uma frente fria é aguardada, especialmente na Bahia. Ela deve provocar instabilidades não apenas no oeste e sul do estado, como também em várias partes de Sergipe, Alagoas, Paraíba e Pernambuco. Mesmo assim, a sexta-feira será de sol e chuva a qualquer hora em quase toda a região.

Pancadas de chuvas e novas instabilidades também podem marcar o domingo de Páscoa em municípios litorâneos da Bahia, do Rio Grande do Norte, de Pernambuco, Alagoas e Sergipe.