Topo

Esse conteúdo é antigo

Líder indígena denuncia invasão por garimpeiros em área Xipaya no Pará

Cacique Juma Xipaya, da aldeia Karimãa, denunciou em vídeo que circula nas redes sociais que garimpeiros invadiram território Xipaya - Redes sociais
Cacique Juma Xipaya, da aldeia Karimãa, denunciou em vídeo que circula nas redes sociais que garimpeiros invadiram território Xipaya Imagem: Redes sociais

Do UOL, em São Paulo

15/04/2022 14h28

A cacique Juma Xipaya, da aldeia Karimãa, denunciou em vídeo que circula nas redes sociais que garimpeiros invadiram ontem (14) o território Xipaya, localizado a cerca de 400 quilômetros do centro de Altamira, na região sudoeste do Pará.

Segundo ela conta, o grupo acessou a região por meio de balsa levando máquinas. No relato tenso, ela diz que está com medo de conflito armado na região.

No vídeo, a Juma conta que quando o pai dela se aproximou para investigar o que estava acontecendo foi afastado com violência.

A líder indígena conta que nesta sexta-feira (15), o grupo dos garimpeiros estaria se afastando da aldeia Karimãa, no território Xipaya, pelo rio Iriri.

A Fundação Nacional do Índio (Funai) informou, por nota, que ao ser informada sobre o fato, na noite de quinta-feira (14), acionou a Polícia Federal, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Ministério Público Federal (MPF) para adoção das providências cabíveis.

"Desde então, a Funai acompanha o caso por meio da sua unidade descentralizada na região, segue em interlocução com as forças de segurança e está à disposição para colaborar com os trabalhos a fim de evitar qualquer tipo de conflito", disse a Funai.

Procurados, o Ministério Público Federal (MPF), a Polícia Federal, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) não responderam até a publicação desta nota.