Topo

Esse conteúdo é antigo

Motociata interdita trecho da Bandeirantes na saída de SP; veja trânsito

Presidente Jair Bolsonaro participa de motociata em São Paulo - Roberto Costa/Código19/Estadão Conteúdo
Presidente Jair Bolsonaro participa de motociata em São Paulo Imagem: Roberto Costa/Código19/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

15/04/2022 09h29Atualizada em 15/04/2022 11h46

Uma motociata com a participação do presidente Jair Bolsonaro (PL) interdita um trecho de 121 km da Rodovia dos Bandeirantes até as 15h de hoje, feriado da Sexta-Feira Santa.

De acordo com a AutoBan, que gere o sistema Anhanguera-Bandeirantes, a pista sentido interior vai fechar do km 13, junto à Marginal Tietê, ao km 134, próximo de Santa Bárbara d'Oeste. A concessionária e a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) sugerem utilizar as alternativas, como Anhanguera e Castello Branco. No sentido capital, a estrada continua aberta.

O passeio, chamado de "Acelera para Cristo", saiu por volta das 10h30 do Anhembi, em São Paulo, e terminará em Americana, um trajeto de cerca de 130 km.

Por volta das 11h30 (horário de Brasília), havia congestionamento entre os km 11 e 39 da Anhanguera, no sentido interior, como reflexo da interdição.

Trânsito causado na Marginal Tietê, em São Paulo durante a passagem da motociata com o presidente Jair Bolsonaro - Roberto Costa/Código19/Estadão Conteúdo - Roberto Costa/Código19/Estadão Conteúdo
Trânsito causado na Marginal Tietê, em São Paulo durante a passagem da motociata com o presidente Jair Bolsonaro
Imagem: Roberto Costa/Código19/Estadão Conteúdo

No mesmo horário, Castello Branco, havia ao menos três trechos com lentidão no sentido interior pelo excesso de veículos na saída do feriado: entre os km 21 e 24, 33 e 36, na região de Itapevi, na grande São Paulo; e entre os km 45 e 53 perto de Santana do Parnaíba.

Na capital, o trânsito fluía normalmente, de acordo com dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfico), com 1 km de lentidão na zona norte da cidade.

Trânsito na saída do feriado

De acordo com a Ecovias, que administra o sistema Anchieta-Imigrantes, o trânsito era intenso na Imigrantes no sentido da Baixada Santista, do km 40 ao 55, por causa do alto fluxo de veículos por volta das 11h30 (horário de Brasília). A pista norte da Anchieta já foi invertida para a Operação Descida.

No momento, a Anchieta é a melhor opção para quem está descendo a serra, com tráfego fluindo normalmente.

No km 53 ao 51, sentido capital, o trânsito também é lento devido a acidente.

Desde a meia-noite de quinta-feira, quando a concessionária começou a contar, mais de 118 mil veículos desceram a serra.

Por volta das 11h30, havia dois pontos de lentidão na rodovias Dutra, do km 143 a 141, próximo de São José dos Campos, e do 282 a 277, próximo de Barra Mansa —ambos por causa de acidente.