Topo

Esse conteúdo é antigo

'Ganhei uma vida', diz surfista da Rocinha que resgatou salva-vidas no mar

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/04/2022 11h57Atualizada em 19/04/2022 12h10

Um bodyboarder ganhou fama e é chamado de "herói", depois que foi visto resgatando um salva-vidas do Corpo de Bombeiros que ficara preso embaixo da água durante uma competição em uma praia no Rio de Janeiro. O episódio foi gravado por testemunhas e compartilhado em redes sociais.

O incidente aconteceu em São Conrado, na zona sul da cidade, durante uma etapa do Circuito Brasileiro de BodyBoard. O salva-vidas, conhecido como Bigodinho, entrou na água para ajudar um competidor que foi tomado pelo forte impulso da correnteza e das ondas de 2,5 metros e empurrado em direção às pedras. A vítima conseguiu ser libertada das rochas, mas o cenário se inverteu, e o salva-vidas ficou preso entre os mesmos obstáculos.

Outro competidor, Renan Souza, o Biruleibe da Rocinha, que estava na praia, já que não participaria do circuito naquele dia, viu o salva-vidas se afogando e imediatamente correu para a água para o salvar.

O atleta levou cerca de 30 minutos para resgatar o homem. Segundo o Corpo de Bombeiros, o salva-vidas não teve graves ferimentos ou sequelas, e passa bem.

Renan Souza admitiu que o êxito do resgate se deve à sua técnica e ao seu conhecimento do relevo daquela parte da praia. No dia seguinte, ele não conseguiu se classificar para a semifinal da competição, no entanto, para ele, ter ajudado o salva-vidas foi a sua maior recompensa.

biruleibe - Reprodução - Reprodução
Surfista Renan Souza, apelidado de Biruleibe, ganhou notoriedade após resgatar salva-vidas em praia no Rio
Imagem: Reprodução

"O gás para dar, que eu precisava só um pouquinho, Deus me fez gastar para salvar uma vida. Então, não tenho do que reclamar. Eu não ganhei o título, mas ganhei uma vida", declarou ele, em entrevista à TV Globo.

Após ter evitado uma tragédia, Renan Souza foi aplaudido por testemunhas e por muitos internautas.

"Ele não venceu o campeonato, mas venceu a vida... parabéns, Renan! Não tem pessoa de mais bom coração do que ele. Sem dúvida! Uma palavra às vezes ajuda mais que bens materiais", disse o designer Rafael Jansen, que passava pelo local.

O catador Raimundo Lopes, que também assistiu ao momento do resgate, não poupou elogios ao bodyboarder. "Que Deus te abençoe muito na sua vida, sua família. Se não fosse você, esse pai de família não estaria aí. Muito obrigado! Você é o herói da Praia de São Conrado".

Renan Souza disse que seu ato, apesar de perigoso, se baseou em uma sensação de dever com outro ser humano, especialmente um profissional que se arrisca diariamente por outras pessoas.

"O salva-vidas é o herói. Ele estava se afogando porque foi salvar a vida. O cara foi um herói, ele deu a vida dele. Eu não fiz isso para me mostrar. Meu coração é grandão mesmo, abençoado por Deus. Eu acho que ele faria a mesma coisa por mim", afirmou ele, à emissora.

Ele também revelou que antes do incidente já conhecia o salva-vidas Bigodinho, pois o cumprimentava sempre que aparecia na praia para treinar. Agora, ele aguarda um momento para reencontrá-lo. "Quero encontrar o Bigodinho e dizer: 'Pô! Qual é moleque? Dá um abraço aqui!' Não tem coisa mais gratificante do que o ver e dar um abraço bem forte."