Topo

Esse conteúdo é antigo

Porcos siameses nascem dividindo corpo com 2 cabeças: 'nada sobrenatural'

Colaboração para o UOL

05/05/2022 04h00

O nascimento de um porquinho com duas cabeças mudou a rotina da pequena cidade de Jatobá do Piauí. Um vídeo com imagens dos filhotes, gêmeos siameses unidos pelo abdome, se espalhou rapidamente entre os moradores do município, com pouco mais de 4 mil habitantes, causando estranheza e dividindo opiniões.

É o que conta ao UOL a assistente social Yara Karine de Oliveira, 33, filha de Raimundo Gonçalo de Oliveira, 73, aposentado, que cria galinhas e porcos em uma pequena chácara em Jatobá. Ele acompanhou a gravidez e ajudou a fazer o parto da porca batizada de Loira, mãe dos filhotes siameses.

"A Loira foi um presente do meu sogro para a minha filha Alice, de 6 anos. Ela acompanhou o nascimento dela no ano passado, porque meu sogro também era criador. Quando a mãe da Loira deu à luz, minha filha apontou para uma porca bem branquinha, com os pelos loiros e disse que queria ficar com ela", lembra a assistente social. A porquinha foi criada pelo avô da garota.

A porca chamada Loira, à esquerda, pariu 9 filhotes, entre eles os gêmeos siameses (à direita) - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
A porca chamada Loira, à esquerda, pariu 9 filhotes, entre eles os gêmeos siameses (à direita)
Imagem: Arquivo Pessoal

Há alguns meses, já adulta, Loira engravidou de um dos porcos criados por Raimundo. "Nasceram 9 filhotes. Um deles, já morto. Mas o que chamou a atenção dele foi um outro filhote, esquisito, numa forma de bola. Quando ele viu que era um porquinho de duas cabeças tomou o maior susto. E chamou um vizinho para filmar a descoberta. Nunca aqui na cidade alguém tinha sabido de algo assim".

O vídeo se espalhou rapidamente e logo Yara passou a receber ligações e mensagens de amigos e familiares. "Algumas pessoas diziam que era um sinal de sorte, outras que era sinal de azar. Muitas ficavam assustadas, chegaram a falar que era um sinal do 'fim dos tempos'. Daí eu comecei a pesquisar e descobri que, na verdade, a ocorrência de gêmeos siameses é algo que acontece naturalmente, eles se juntam no ventre da mãe. Não era nada sobrenatural".

A assistente social afirma que o nascimento do "porquinho de duas cabeças" virou o assunto da semana em Jatobá. "Nas ruas, nas escolas, não se falava em outra coisa. A população se assustou, nunca tinha ouvido falar de um caso assim. Meu pai ainda nem sabe que a história da Loira e dos filhotinhos siameses ficou famosa".

porco - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

Filha não viu as imagens

Yara diz que contou para Alice o que tinha acontecido com um dos filhotes da Loira, mas que evitou mostrar as imagens. "No vídeo, eles se mexem e gritam. Fiquei com receio que ela pudesse ficar impressionada".

A vida dos siameses acabou sendo curta. Um dos filhotes morreu horas após o parto de Loira. O segundo morreu no dia seguinte. A porca passa bem e agora amamenta os seis filhotes que restaram, aparentemente saudáveis.

Caso raro

Segundo a veterinária Ana Pereira, o nascimento de gêmeos siameses é um caso bastante raro entre os animais, inclusive entre os porcos. Ela afirma que esse tipo de situação pode ser mais comum em casos em que há consanguinidade entre o macho e a fêmea do animal.

"Por exemplo, o macho ser parente próximo da porca. Isso acontece em fazendas de criação, quando o criador seleciona um macho para ser o reprodutor e insemina as fêmeas, independentemente de seu laço sanguíneo. Geralmente os filhotes siameses não vivem muito tempo, ainda mais quando são unidos pelo abdome, pois dividem entre si as funções de diversos órgãos internos", explicou.

  • O UOL está no TikTok! Siga e acompanhe notícias, vídeos inusitados e trechos de programas do UOL.