Topo

Esse conteúdo é antigo

Com -7,6 ºC, Itatiaia (RJ) registra menor temperatura do ano no Brasil

21.mai.2022 - Frio congelou queda d"água no Parque Nacional do Itatiaia - Reprodução/ Instagram
21.mai.2022 - Frio congelou queda d'água no Parque Nacional do Itatiaia Imagem: Reprodução/ Instagram

Igor Mello

Do UOL, no Rio

21/05/2022 16h50

O Parque Nacional de Itatiaia, no sul fluminense, registrou na madrugada de hoje a menor temperatura do ano no país. Segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os termômetros em um dos pontos de medição marcaram -7,6 ºC.

De acordo com o Inmet, apenas outras três cidades no Brasil marcaram temperaturas negativas nesta madrugada, todas bem acima do que foi registrado no interior fluminense. Major Vieira (SC) registrou -1,1 °C; Caldas (MG), -0,8 °C; e General Carneiro (PR), -0,4 °C.

Ontem, Itatiaia já havia registrado a menor temperatura do país: -3,8 ºC.

O alpinista Bernardo Loureiro estava no Parque Nacional do Itatiaia e descreveu em seu perfil no Instagram as condições encontradas em meio ao frio extremo.

"O frio estava intenso, na madrugada, a temperatura ficou por volta de -8 ºC. Onde não batia um sol mais forte (algumas chaminés) as paredes ficaram cobertas com uma camada fina de gelo. Um rolezão bem bacana, em clima alpino, com muito gelo na parede", escreveu ele.

O Parque Nacional de Itatiaia fica a mais de 2.400 metros acima do nível do mar e costuma acumular vários dos dias mais frios do Brasil. Em 2021, os termômetros chegaram a -14,8 ºC por lá.

Turistas que praticavam montanhismo no parque —fundado em 1937— registraram quedas d'água congeladas, geadas na vegetação e até mesmo placas de gelo encontradas durante trilhas.

Temperatura sobe no Rio e em São Paulo

Depois da onda de frio que derrubou as temperaturas em boa parte do país ao longo da última semana, a temperatura começa a subir no Sudeste hoje (21).

No Rio de Janeiro, a chuva que vinha caindo nos últimos dias foi embora, dando lugar a um tempo ensolarado. Ao longo da manhã, a temperatura superou os 20 ºC. Alguns corajosos aproveitaram o tempo mais ameno e foram até as praias da zona sul praticar esportes ou tomar sol.

Já em São Paulo, depois de a temperatura ficar abaixo de 10 ºC em diversos momentos da última semana, neste sábado o tempo melhorou e o céu ficou ensolarado.

Com a melhora do tempo, alguns paulistanos aproveitaram o sábado para passear na Avenida Paulista, programa tradicional aos fins de semana.

De acordo com o instituto de meteorologia Climatempo, a massa de ar polar que causou a onda de frio em boa parte do Brasil perdeu força nos últimos dias e possibilitou uma elevação de temperatura.

"O ar frio começa a se afastar em direção ao oceano, e com isso, o frio vai diminuindo no continente. As Regiões Sudeste e Centro-Oeste já devem registrar essa diminuição gradativa a partir do sábado (21): as condições para geadas são bem localizadas e a temperatura sobe cerca de dois graus em relação à sexta-feira (20). A partir de domingo (22), o frio perde força sobre as regiões e as tardes ainda serão amenas, mas as manhãs terão aumento na temperatura", diz o Climatempo em comunicado.