Topo

Chuva em PE deve continuar, mas com menor intensidade, diz meteorologista

Colaboração para o UOL

30/05/2022 19h00

Em entrevista ao UOL News na noite desta segunda-feira (30), Morgana Almeida, meteorologista do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) afirmou que a chuva em Pernambuco deve continuar nos próximos dias, mas com menor intensidade.

"A situação ainda é preocupante porque o solo está bastante encharcado, há muitos pontos em que a água não retornou ao nível normal, com muitos alagamentos", disse.

Ela explicou que agora a função é monitorar, e, se a chuva se intensificar, os graus dos alertas vão ser alterados e elevados, e afirmou que a comunicação com a Defesa Civil é direita e constante.

Ao menos 91 pessoas morreram e 26 estão desaparecidas por causa das chuvas que caíram sobre Pernambuco entre quarta-feira (25) e a manhã de hoje, informou a Defesa Civil do estado.

Morgana ainda falou que não acredita que um evento tão extremo e com tanta intensidade possa acontecer na região no curto prazo.

"Não descartamos ter uma onda mais forte, mas na meteorologia esses eventos extremos que estamos vivenciando tem um certo período de recorrência. Não esperamos que esse ano ainda uma chuva tão intensa venha se repetir."

O total de desabrigados subiu para "cerca de 5 mil". O governo decretou situação de emergência, assim como 14 municípios da região metropolitana. O decreto de situação de emergência permite que os municípios solicitem recursos do Sistema Nacional de Defesa Civil.

Os municípios em emergência são: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré da Mata, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Férrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbaúba e Camaragibe.