Topo

Sobe para 91 o número de mortos por causa das chuvas em Pernambuco

Chuvas em Pernambuco

Do UOL, em São Paulo

30/05/2022 11h40

Ao menos 91 pessoas morreram e 26 estão desaparecidas por causa das chuvas que caíram sobre Pernambuco entre quarta-feira (25) e a manhã de hoje (30), informou a Defesa Civil do estado.

O total de desabrigados subiu para "cerca de 5 mil". O governo decretou situação de emergência, assim como 14 municípios da região metropolitana. O decreto de situação de emergência permite que os municípios solicitem recursos do Sistema Nacional de Defesa Civil.

Os municípios em emergência são: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré da Mata, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Férrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbaúba e Camaragibe.

Além do decreto, R$ 100 milhões foram disponibilizados para os trabalhos de busca e salvamento nas áreas atingidas, assim como para obras de infraestrutura nos municípios atingidos pela chuva.

Hoje, as forças de segurança, Defesa Civil, Exército e órgãos municipais estão atuando em sete pontos de deslizamento da Região Metropolitana. São eles: Zumbi do Pacheco e Curado 4º (Jaboatão dos Guararapes); Areeiro (Camaragibe); Monte Verde/Ibura, Barro e Guabiraba (Recife) e Paratibe (Paulista).

"Estamos trabalhando com força total, mobilizando os recursos disponíveis, buscando profissionais de vários estados do Brasil com especialidade em resgate em áreas de deslizamentos, além de suporte às áreas atingidas por terra, água e ar", disse o secretário de Defesa Social, Humberto Freire.

Ao todo, trabalham na operação 198 bombeiros de Pernambuco, 11 da Paraíba, sete de Minas Gerais, oito do Rio Grande do Norte, oito policiais militares, cem guardas municipais e 25 funcionários da Emlurb; 60 militares do Exército, 22 profissionais da Marinha e quatro policiais civis do Core/PCPE.

Estão sendo empregadas nas buscas, salvamentos e fornecimento de mantimentos "embarcações e seis aeronaves, sendo três do Grupamento Tático Aéreo e três da Polícia Rodoviária Federal", informou a Defesa Civil.

No Jardim Monte Verde, no bairro do Ibura (zona sul do Grande Recife), ao menos 21 pessoas morreram, tornando o local sede de um Posto de Comando com 28 militares que atuam nas buscas.

Bolsonaro critica governador

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), trocaram críticas pela atuação diante das fortes chuvas que atingem o estado, e que já deixaram ao menos 79 mortos.

Em visita ao Recife hoje, Bolsonaro disse que "faltou iniciativa" ao governo estadual.

"Em todos os momentos que os governadores nos procuraram ou prefeitos, nós atendemos. Eu acho que faltou iniciativa da parte dele também. Aqui ninguém está proibido de comparecer nesse local, nesse momento", afirmou durante coletiva de imprensa. "Se o governador estava fazendo outra coisa, não sei, talvez ache melhor não estar presente aqui. Mas a gente não vai politizar essa questão".

O governo de Pernambuco disse ontem ao jornal Folha de S.Paulo que Câmara não recebeu nenhuma ligação de Bolsonaro para discutir a tragédia, e que não foi convidado para acompanhar a comitiva de ministros que visitou o estado.

Previsão do tempo

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima, apesar da redução no volume, as precipitações devem continuar, com intensidade moderada, até a próxima sexta-feira (3), na região metropolitana do Recife e na Zona da Mata, "diminuindo no final de semana no litoral pernambucano".

Os maiores acumulados nas últimas 24 horas foram registrados nos municípios de Olinda (60 milímetros), Paulista (57 mm), Itapissuma (53 mm) e Recife (52 mm). O nível dos rios, porém, permanece estável.

Plano contra tragédia demorou 2 dias

O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), órgão federal ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, emitiu um boletim geo-hidrológico na última quarta-feira (25) em que alertou para o "risco alto" de chuvas intensas e de deslizamentos na região metropolitana do Recife.

Mesmo com o alerta, a prefeitura da capital pernambucana só acionou o plano de contingência na sexta-feira (27), quando a Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima) emitiu um outro comunicado informando a previsão de chuva intensa para o final de semana. Entre sexta e ontem, o estado contabilizava 79 pessoas mortas em consequência das chuvas e 3.957 desabrigados.

Procurada, a Prefeitura do Recife confirmou ter usado como referência os alertas da Apac.

Plano de contingência é um planejamento previsto em lei federal de 2012, determinando que os municípios tenham definidas ações de proteção e defesa civil. Elaborado a partir de uma hipótese de desastre, é nele que está a definição de procedimentos, ações e decisões em caso de eventos extremos, com preparação e resposta ao ocorrido.

Morrem vizinhos que ajudaram em resgate

Moradores do Jardim Monte Verde, no Ibura, bairro do Recife onde um deslizamento em decorrência das chuvas no sábado (28) deixou ao menos 21 mortos, morreram enquanto tentavam ajudar pessoas soterradas, segundo relatou ao UOL o morador Walisson Rafael, 28.

De acordo com ele, três das vítimas eram vizinhos seus que chegaram para resgatar as famílias no primeiro deslizamento e acabaram sendo atingidos por um novo deslocamento de terra. "Graças a Deus que eu cheguei pouco depois. Se eu tivesse chegado minutos antes, eu ia estar lá também. Eu e o vizinho. Eu fiquei esperando ele pegar o guarda-chuva e foi o tempo de demorar mais para chegar."

Walisson foi um dos primeiros moradores a ajudar no resgate. "Quando cheguei lá, às 6h da manhã, o negócio já tava muito triste, aquela agonia, não tinha quase ninguém lá na frente para ajudar. Depois, começou a chegar gente que eu nunca vi", disse ele.

Após a tragédia, ele falou da falta de perspectiva que assola a comunidade. "A gente aqui não vai pra outro lugar porque não tem para onde ir. Até porque toda a localidade daqui é de risco, a gente não tem família longe."