Topo

Esse conteúdo é antigo

MT: Prefeitura paga R$ 332 mil para Patati Patatá e se desculpa por show

Os palhaços Patati e Patatá - JC Pereira e Webert Belicio/AgNews
Os palhaços Patati e Patatá Imagem: JC Pereira e Webert Belicio/AgNews

Do UOL, em São Paulo*

08/06/2022 16h17Atualizada em 08/06/2022 17h14

A prefeitura de Guarantã do Norte (MT) pediu desculpas após anunciar um show com apresentação da dupla Patati Patatá para celebrar o aniversário de 41 anos do município no último sábado (4). Uma dupla de intérpretes dos palhaços se apresentou no evento e foi vaiada pela população. De acordo com a prefeitura houve uma interpretação errada da administração municipal no contrato, com o valor de R$ 332.820,00, firmado com a Rinaldi Produções, responsável pelos direitos da marca.

No contrato do projeto educacional "Musicalizando as vogais com o Patati Patatá" estava prevista a entrega de um kit didático e, no dia da implantação do material, seria "organizado um momento com os alunos, professores e os personagens Patati e Patatá". Ao contrário do acordo, a prefeitura anunciou um show da dupla para celebrar o aniversário da cidade.

Durante o show, os fãs reagiram negativamente após notarem que a dupla de intérpretes dos personagens não estava preparada para uma apresentação. Na ocasião, um porta-voz da cidade subiu ao palco para reforçar as vaias e afirmar que o contrato seria revisto. "O prefeito também achou uma falta de respeito", disse ao citar Érico Stevan (DEM).

A Prefeitura Municipal de Guarantã do Norte/MT vem a público isentar de qualquer responsabilidade a marca Patati Patatá quanto a apresentação ocorrida no último sábado. Isso porque houvera um erro de interpretação da parte contratante [a prefeitura] quanto a ocorrência de um show em detrimento da apresentação de material didático a qual estava adstrita a contratada. Diante disso, mais uma vez reforçamos a informação de que não houvera, por parte da marca Patati Patatá qualquer responsabilidade quanto aos fatos. Comunicado da prefeitura

A prefeitura também informou que nos próximos dias será divulgada a nova data para a apresentação do material didático para os alunos da rede municipal de ensino.

"Reiteramos nosso pedido de desculpas ao Patati Patatá por toda confusão e aproveitamos para reforçar nosso respeito e admiração pela marca."

O que dizem os artistas?

A Rinaldi Produções, responsável pelos direitos da dupla Patati Patatá, afirma que os contratados para representarem os personagens subiram ao palco mesmo sem acordo para a realização de um show.

Em comunicado oficial enviado ao Splash, a Rinaldi Produções explica que o acordo na cidade previa apenas a entrega de materiais didáticos da P&P Editora, que se utiliza da imagem dos artistas.

"O Patati Patatá cumpriu integralmente sua parte no contrato firmado com a prefeitura deste município. E para celebrar esta entrega, a dupla foi até a cidade apenas para tirarem fotos, em um ambiente escolar, com um pequeno grupo de professores e alunos da rede de ensino", informou.

A Rinaldi Produções reforça que a visita ao local se tornou "um caos" por conta de uma divulgação prévia e ilícita feita anteriormente por parte da prefeitura, anunciando uma apresentação da dupla em praça pública mesmo sem acordo firmado.

"Visando diminuir a frustração das famílias presentes, pelo respeito ao público e amor pelas crianças, a dupla subiu ao palco e cantou quatro músicas, independente de não terem nenhuma natureza contratual para tal", concluiu.

O comunicado conclui afirmando que a empresa P&P Editora, que não tem autorização para negociar shows do Patati Patatá, está tomando todas as "providências jurídicas cabíveis" para responsabilizar quem provocou a confusão.

A equipe dos artistas também informou que a dupla presente no local, contratada apenas para o evento de pequeno porte, não pode ser considerada "fake". Eles representaram oficialmente a marca, mas não foram selecionados considerando a realização de um show.

"Patati Patatá é uma dupla de personagens criada e gerida pela Rinaldi Produções, e todo evento, show ou participação da dupla contratada legalmente pela nossa empresa trata-se dos personagens oficiais".

*Com Weslley Neto, de Splash, em São Paulo