Topo

Acusado de assassinar ator de Chiquititas está isolado 3 anos após crime

Paulo Cupertino foi preso após quase três anos do assassinato do ator de Chiquititas - Divulgação/Polícia Civil
Paulo Cupertino foi preso após quase três anos do assassinato do ator de Chiquititas Imagem: Divulgação/Polícia Civil

Rafael Souza

Colaboração para o UOL

10/06/2022 12h08

Após ter fugido por anos e passado por mais de 100 endereços, o empresário Paulo Cupertino enfim foi preso no dia 16 de maio deste ano acusado de assassinar o namorado da filha dele, o ator Rafael Miguel, e dos pais do jovem. Famoso por sua participação em Chiquititas, do SBT, o intérprete de 'Paçoca' tinha 22 anos e foi morto a tiros.

Faz três anos que o crime aconteceu na Estrada do Alvarenga, no bairro da Pedreira, zona sul de São Paulo, e agora Cupertino está em cela individual na Penitenciária I de Presidente Venceslau, em observação, como os demais presos.

Segundo a polícia, o empresário não aceitava o relacionamento de Rafael com Isabela Tibcherani, na época com 18 anos. No dia do assassinato, o ator estava com os pais João Alcisio Miguel, 52, e a mãe Miriam Selma Miguel, 50, que também foram mortos.

Cupertino foi encontrado em um hotel da avenida Interlagos, na zona sul, depois de passar quase três anos na lista das pessoas mais procuradas da Polícia Civil de São Paulo.

Depois de ficado três semanas do CDP 1 (Centro de Detenção Provisória), na Fazenda Papuda, na zona leste, foi encaminhado nesta terça (7) para a Penitenciária I de Presidente Venceslau, no interior de SP.

O presídio tem capacidade para 893 presos e 475 custodiados atualmente, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, mas Cupertino está em cela individual, isolado dos outros presos, em um 'regime de observação'.

Assim que chegou na penitenciária, "Cupertino passou pelo Setor de Inclusão, recebeu os materiais necessários para a sua permanência e foi levado para uma cela individual", segundo o governo de São Paulo.

Na nova cela, Cupertino tem cama, colchão, vaso sanitário, lavatório, torneira, chuveiro e pertences de uso pessoal.

Até quando ficará preso?

Questionado, o Ministério Público de São Paulo informou que o caso está em segredo de Justiça e preferiu não dar informações sobre os próximos passos no processo. Ele ainda não foi julgado.

O que se sabe é que ele está em prisão preventiva —quando o juiz entende que o suspeito deve ficar detido para não atrapalhar o andamento das investigações ou quando há elementos que comprovem que a liberdade do preso traz riscos à sociedade.

Diferente da prisão temporária - que deve ser prorrogada por um juiz após determinado tempo -, na prisão preventiva a detenção é por tempo indeterminado.

Quando deve acontecer o julgamento?

Paulo é réu pelos crimes de triplo homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e recurso que impossibilitou a defesa das vítimas.

A Justiça deve decidir se leva Cupertino a júri popular pelos crimes, e só então uma data para o julgamento será marcada.

Além do empresário, mais dois amigos dele são réus no mesmo processo por terem contribuído com ele na fuga.