SC: geada congela pista da serra do Rio do Rastro; veja vídeo
O frio da manhã deste sábado congelou um trecho da estrada da Serra do Rio do Rastro, a rodovia SC-390, em Santa Catarina, interrompendo o trânsito.
A Polícia Militar Rodoviária do estado foi acionada para atuar no descongelamento da pista, na região dos municípios de Lauro Muller, São Joaquim e Urubici. Os agentes colocaram sal na pista. Fotos e vídeos da geada nos paredões de rochas que margeiam a estrada foram publicados nas redes sociais.
Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), ao menos 22 municípios registraram temperaturas abaixo de zero na manhã deste sábado. A menor temperatura registrada no estado foi no morro de Urupema, onde o termômetro marcou - 5,8°C.
Em São Joaquim, às 7h, a temperatura registrada foi de -4 ºC. Em Urubici, às 8h os termômetros da estação meteorológica registraram -2ºC, segundo o Epagri/Ciram.
Domingo gelado
De acordo com o centro de informações, a expectativa é que o frio fique ainda mais intenso neste domingo com previsão de geada na região devido à passagem de uma massa de ar frio que só deve perder força na quarta-feira (15).
Amanhã, o ar frio avança para Mato Grosso do Sul, São Paulo e Mato Grosso. Nesse dia, as temperaturas deverão variar de 4°C a2 0°C em Ponta Porã (MS), e entre 5°C e 15°C em Campos do Jordão (SP). Na capital paulista, a temperatura fica entre 10°C e 20°C.
Ainda há previsão de geada ampla e de intensidade moderada a forte em áreas do oeste, norte e serras do Rio Grande do Sul, sul do Paraná e em praticamente todo o estado de Santa Catarina, com exceção apenas do litoral. Também há previsão de geada, de menor intensidade, no centro e norte do Paraná e no sul de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.
O instituto emitiu ainda um aviso de perigo potencial de ventos costeiros que podem atingir a Grande Florianópolis, o Sul Catarinense, o Sudeste do Rio Grande do Sul e a região metropolitana de Porto Alegre.
Para a segunda-feira (13), a previsão do Inmet é de temperaturas ainda abaixo de zero nas serras gaúcha e catarinense, com possibilidade de geadas para a Região Sul, além de áreas do sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo e da Serra da Mantiqueira.
*Com informações da Agência Brasil
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.